SÃO PAULO – O Itaú Cultural passa a receber a programação, que acontecerá todo último domingo do mês, às 15 horas, recebendo personalidades do meio teatral com espetáculo em cartaz na cidade para conversa com público, sempre mediada por um dos críticos que integra o site Teatrojornal, especializado em artes cênicas. Na estreia, dia 25 de março, Fernando Sampaio e Fernando Paz, da Cia La Mínima, falam com os jornalistas Valmir Santos e Beth Néspoli sobre o espetáculo Pagliacci. A programação de caráter formativo tem o nome de Encontro com o Espectador.

As conversas entre o Teatrojornal e o público nasceu em 2016 e rendeu ao coletivo 16 encontros ao longo dos dois últimos anos. Pagliacci tem como ponto de partida a ópera I Pagliacci, do italiano Ruggero Leoncavallo (1857-1919), a qual gira em torno de uma trupe circense que, em busca de reconhecimento, resolve encenar um drama. O espetáculo, por sua vez, foi criado como homenagem à linguagem cômico-lírica do circo-teatro, e no encontro será analisado com o olhar para a arte da palhaçaria e do humor de raiz popular.

Os atores Fernando Sampaio e Fernando Paz integram o elenco da companhia La Mínima – fundada em 1997 pela dupla de palhaços formada por Sampaio e Domingos Montaigner (1962-2016) – em Pagliacciespetáculo com dramaturgia de Luís Alberto de Abreu e direção de Chico Pelúcio, do Grupo Galpão. A conversa será focada nesta que é a primeira montagem feita pelo grupo após a morte de Montaigner, em setembro de 2016.

 

SERVIÇO

Encontro com o Espectador

Com Fernando Sampaio e Fernando Paz, da Cia La Mínima

Mediação: Valmir Santos e Beth Néspoli

Dia 25 de março (domingo), às 15h

Duração: 90 minutos

Classificação Indicativa: Livre