SÃO PAULO – ==Nos dias 15 e 16 de dezembro (sábado e domingo), o Itaú Cultural recebe o coletivo teatral Complexo Duplo com o espetáculo Cabeça (um documentário cênico), inédito em São Paulo. Com dramaturgia e direção de Felipe Vidal, a peça dialoga com os 30 anos de lançamento do álbum Cabeça Dinossauro – comemorados em 2016 –, dos Titãs, e, assim como na formação original da banda paulistana, levam ao palco oito atores homens para um mergulho nas memórias e no legado dos anos 1980 e do rock nacional. O espetáculo fecha a programação teatral de 2018 no Itaú Cultural.
O Brasil do ano de 1986 é pano de fundo do espetáculo, que aborda temas daquele período, como a recém-saída da fase da ditadura militar, traz uma perspectiva de turbulentos momentos políticos recentes, destacando a atualidade de algumas discussões. Esses fatos históricos são levados ao palco juntamente com memórias e experiências do elenco formado pelos atores Felipe Antello, Felipe Vidal, Guilherme Miranda, Gui Stutz, Leonardo Corajo, Lucas Gouvêa, Luciano Moreira e Sergio Medeiros, que viveram sua adolescência naquele período, descobrindo o mundo através da lente do rock nacional.
Em uma analogia ao disco de vinil, a peça é dividida em duas partes – separadas por um intervalo – nas quais são executadas, ao vivo, todas as canções do disco Cabeça Dinossauro, na mesma sequência do álbum, servindo como uma espinha dorsal do espetáculo. Da mesma forma que no disco dos Titãs, a montagem traz um posicionamento político em relação a algumas questões: o Estado (temática central das músicas Polícia e Estado Violência), religião (na faixa Igreja), capital (em Dívidas e Homem Primata) e a família tradicional (em Família).
O espetáculo Cabeça (um documentário cênico) já foi assistido por mais de 15 mil pessoas, em seis temporadas realizadas no Rio de Janeiro, cidade sede do Complexo Duplo, além de já ter circulado pelo interior do estado e passado por Brasília, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador e Porto Alegre. Na 29ª edição do Prêmio Shell RJ, venceu na categoria Melhor Música e recebeu a indicação de Melhor Autor. Foi, ainda, vencedor do 6º Prêmio Questão de Crítica e indicado ao Prêmios APTR RJ, nas categorias Melhor Autor e Melhor Música, e ao Cesgranrio nas categorias Melhor Texto e Melhor Direção Musical.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia e direção: Felipe Vidal
Elenco: Felipe Antello, Felipe Vidal, Guilherme Miranda, Gui Stutz, Leonardo Corajo, Lucas Gouvêa, Luciano Moreira e Sergio Medeiros.
Diretor assistente: Rafael Sieg
Direção musical: Luciano Moreira e Felipe Vidal
Direção de movimento: Denise Stutz
Iluminação: Tomás Ribas
Figurinos: Flavio Souza
Cenografia: Felipe Vidal
Videografismo e programação visual: Eduardo Souza (PAVÊ)
Interlocução dramatúrgica: Daniele Avila Small
Assistência de direção: Tainá Nogueira
Desenho de som: Branco Ferreira
Direção de produção: Luísa Barros
Produção executiva: Alice Stepansky e Thaís Pinheiro
Realização: Complexo Duplo
Idealização do projeto: Felipe Vidal
SERVIÇO
Cabeça (um documentário cênico)
Dia 15 de dezembro (sábado), às 20h
Dia 16 de dezembro (domingo), às 19h
Duração: 110 minutos (com intervalo de 10 minutos)
Classificação Indicativa: 16 anos
Sala Itaú Cultural (224 lugares)