Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com.br)

SÃO PAULO- Os espetáculos Besouro Cordão-de-Ouro, Galanga, Chico Rei e Zumbi são encenados em comemoração ao dia da Consciência Negra e aos 80 anos de vida do diretor João das Neves. Falam da trajetória de três heróis brasileiros sob o ponto de vista da cultura negra. Besouro Cordão-de-Ouro e Galanga, Chico Rei são de autoria de Paulo César Pinheiro, conhecido pelas parcerias em composições com Tom Jobim, Toquinho e Baden Powell. Zumbi é baseado em Arena Conta Zumbi, de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri. As sessões acontecem entre os dias 14 e 30 de novembro, no Sesc Campo Limpo, com entrada gratuita. Besouro Cordão de Ouro inicia a programação, sexta, 14, às 20h30.
A Trilogia Afrobrasileira de João das Neves é fruto de pesquisas realizadas durante 10 anos e reverencia a memória de três personagens emblemáticos devido às suas lutas pela conquista de direitos e o fim do preconceito.
Besouro Cordão-de-Ouro é o nome pelo qual Manuel Herinque Pereira ficou conhecido (ele também era chamado de Besouro-Mangangá). É considerado o maior capoeirista que o país já teve, além de ser músico e compositor.

A montagem, que recebeu o Prêmio Shell de melhor música em 2008, é o primeiro texto teatral de Paulo César Pinheiro e conta com a direção musical de Luciana Rabello.
O musical Zumbi mostra a luta do Quilombo dos Palmares contra o domínio português. A trilha é de Edu Lobo e Titane assina a direção musical.
Zumbi dos Palmares foi o líder da maior comunidade de escravos fugitivos do Brasil. O quilombo resistiu por 65 anos e chegou a ter de cerca de 30 mil habitantes.

Galanga, Chico Rei também tem a autoria de Paulo César Pinheiro, que assina a trilha sonora. Titane é a responsável pela direção musical.
Com relação a Chico Rei, não há confirmação oficial de sua existência, mas segundo consta a lenda, ele foi um destemido rei de uma tribo do Congo que foi trazido ao Brasil como escravo. No Brasil, conseguiu comprar a sua alforria e ajudou muitos negros a se libertarem.
Ficha Técnica Besouro Cordão-de-Ouro
Elenco: Anna Paula Black, Cridemar Aquino, Iléa Ferraz, Maurício Tizumba, Sérgio Pererê, William de Paula, Wilson Rabelo, Alanzinho Rocha, Gilberto Santos da Silva “Laborio”, Letícia Soares, Valéria Mona, Victor Alvim “Lobisomem” .
Texto e Música: Paulo César Pinheiro
Direção: João das Neves
Direção Musical: Luciana Rabello
Cenografia: Ney Madeira – Espetacular Produção e Artes
Figurinos: Rodrigo Cohen
Iluminação: Paulo César Medeiros
Ficha Técnica Zumbi
Elenco: Alysson Salvador, Benjamin Abras, Evandro Nunes, Júlia Dias, Júnia Bertolino, Kátia Aracelle, Nath Rodrigues, Ricardo Campos, Rodrigo Almeida e Rodrigo Jerônimo.
Texto: Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri
Música: Edu Lobo
Direção Geral: João das Neves
Direção Musical: Titane
Produção e Realização: Sevla Produções e Instituto Augusto Boal
Cenário e Figurino: Rodrigo Cohen
Iluminação: João das Neves
Ficha Técnica Galanga, Chico Rei
Elenco: Maurício Tizumba, Alysson Salvador, Bia Nogueira, Denilson Tourinho, Evandro Passos, Everton Coroné, Felipe Gomes, Kátia Araccelle, Lucas Costa, Maíra Baldaia, Rodrigo Jerônimo e Wellison Pimenta.
Texto e música: Paulo César Pinheiro
Direção e cenário: João das Neves
Direção musical: Titane
Figurinos: Rodrigo Cohen
Iluminação: Paulo César Medeiros
Programação visual: Marcos Correia
Direção de Produção: JLM Produções Artísticas
Serviço:
Trilogia Afrobrasileira
Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade
Terça a sábado, das 13h às 22h00.
Domingos e feriados, das 11h às 20h00.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP
CEP: 05763-470
sescsp.org.br/campolimpo
De 14 a 30 de novembro
Gratuito
Obs: Para o espetáculo Besouro Cordão-de-Ouro haverá retirada de ingresso com 1h de antecedência porque a peça promove uma interação com o público. Quem chegar depois consegue assistir do mesmo modo. Para os demais, (Zumbi e Galanga, Chico Rei), não há necessidade de retirar o ingresso com antecedência, é só chegar.
Maiores informações direto na unidade pelo telefone (11) 5510-2700 –
Classificação: livre
Besouro Cordão de Ouro
Dias 14 e 15 de novembro, sexta e sábado, às 20h30
Dia 16 de novembro, domingo, às 19h00
Zumbi
Dia 20 de novembro, quinta, às 19h00 (feriado)
Dias 21 e 22, sexta e sábado, às 20h30
Dia 23 de novembro, domingo, 19h00
Galanga, Chico Rei
Dia 28 de novembro, sexta, às 20h30
Dia 30 de novembro, domingo, às 19h00