Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)
SÃO PAULO- O “mago” dos solos teatrais, Elias Andreato, que já trouxe aos palcos personagens como Van Gog, Oscar Wilde, Artaud, entre tantos outros premiados solos que escreveu e interpretou, tem espalhado seu talento na direção de atores como Nilton Bicudo, Cássio Scapin e Débora Duboc, em espetáculos vibrantes interpretados por um único ator. O próximo solo dirigido por Andreato, Rei Lear, cuja estreia para o público será amanhã no Teatro Eva Herz, traz o ator Juca de Oliveira se dividindo entre oito personagens nessa adaptação da tragédia de Shakespeare.
Lear, rei da Bretanha, é um senhor de 80 anos de idade que decide abdicar do trono e dividi-lo entre suas três filhas, sendo que a mais jovem recusa a oferta, o que leva Lear a deserda-la, dividindo o reino entre as duas mais velha. O que o pai não esperava é que seria vítima de seus próprios rebentos, que, sem a menor cerimônia, não lhe dá abrigo nem assistência levando-o ao trágico desfecho.
A marca que torna essa montagem inédita no âmbito da história do teatro mundial é o fato da tragèdia escrita, em 1606, um dos últimos trabalhos de William Shakespeare (1564-1616), é ela ser interpretada por um único ator, Juca de Oliveira, em adaptação assinada por Geraldo Carneiro.
Como assinala o ator, a peça, como tantas outras do bardo inglês, revela sua vocação universal e atemporal, vez que “hoje, mais do que nunca, filhos e filhas, modernos clones de Goneril e Regan, continuam expulsando de casa os velhos pais para encarcerá-los em asilos, até a morte. Puro Shakespeare. Puro Rei Lear”.
Ficha Técnica:
Texto: William Shakespeare
Tradução e Adaptação: Geraldo Carneiro
Elenco: Juca de Oliveira
Direção: Elias Andreato
Assistente de Direção: André Acioli
Figurino e Cenário: Fabio Namatame
Iluminação: Wagner Freire
Preparação Corporal: Melissa Vettore
Trilha Sonora: Daniel Maia
Fotografia: João Caldas
Logo: Elifas Andreato
Programação Visual: Vicka Suarez
Assessoria de Imprensa: Morente Forte
Gestão de Patrocínios: AT Cultural
Administração / Lei Rouanet: Sodila Projetos Culturais
Direção de Produção: Keila Mégda Blascke
REI LEAR
TEATRO EVA HERZ
Livraria Cultura – Conjunto Nacional
Avenida Paulista, 2073 – Bela Vista
Bilheteria: 3170-4059 / www.teatroevaherz.com.br
Terça a sábado, das 14h às 21h. Domingos das 12h às 19h. Formas de Pagamento: Dinheiro / Cartões de débito – Visa Electron e Redeshop / Cartões de crédito – Amex, Visa, Mastercard, Dinners e Hipecard. Não aceita cheque.
Vendas: www.ingresso.com e 4003-2330
Sextas e Sábados às 21h | Domingos às 19h
Ingressos: R$ 60
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
Pré-estreia para convidados: quinta-feira, dia 17 de julho, às 21h
Estreia 18 de Julho
Temporada: até 12 de outubro