Lançamentos marcam Festival de Curitiba

Theo Alves*, especial para o Aplauso Brasil (theo@aplausobrasil.com)

Leandro Knopfholz e Ivam Cabral - Foto: Kelly Knevels/clix.fot.br Dentro da programação da 19ª edição do Festival de Curitiba, uma série de lançamentos marcou o último domingo (21). O evento aconteceu no recém-restaurado Paço da Liberdade, na capital paranaense, e contou com a presença de várias personalidades da cena teatral brasileira.

Na ocasião, foram lançados os livros Teatro do Ornitorrinco, de Christiane Tricerri e Cacá Rosset; Os Reis dos Musicais, de Tânia Carvalho; a Coleção Primeiras Obras, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; Bendito Maldito – Biografia de Plínio Marcos, de Oswaldo Mendes; e Um Bom Lugar Pra Morrer, de Mario Bortolotto. Além disso, a SP Escola de Teatro também estreou a sua Enciclopédia Virtual do Teatro Brasileiro.  

Rubens Ewald Filho - Foto: Kelly Knevels/clix.fot.br

“Eu acho que o lançamento só podia ser aqui. Quando a gente pensou em estruturar a Enciclopédia, imediatamente veio em mente o Festival de Curitiba. Afinal de contas, um projeto desse porte, só podia ser lançado no maior evento do teatro brasileiro”, disse Ivam Cabral, diretor da SP Escola de Teatro.

Sempre em parceria com o Festival de Curitiba, a Coleção Aplauso lançou o livro Os Reis dos Musicais, que narra a trajetória da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho. De acordo com Rubens Ewald Filho, coordenador da Coleção, um dos poucos lugares onde o projeto mantém um intercâmbio anual é Curitiba.

“Criamos uma relação bastante sólida com Festival de Curitiba. Lá no início do projeto, ainda chegamos a participar de outros festivais, mas as parcerias não duraram. Aqui, existe uma troca com os mesmos ideais: preservação da memória do teatro brasileiro e fomento de cultura”, explicou Ewald Filho.

Também presente no evento, Leandro Knopfholz, diretor do Festival de Curitiba, falou sobre a importância de prestigiar e apoiar lançamentos como esses. Para ele, o Festival também tem a função de potencializar outras investidas ao teatro, como as realizadas pela Coleção Aplauso e pela SP Escola de Teatro.

“Acredito que sempre temos que juntar esforços para fazer uma coisa ainda maior”, finaliza Knopfholz.

Confira as fotos dos lançamentos.

*Theo Alves viajou a convite do Festival de Curitiba

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.