SÃO PAULO – Elisabeth Costello é um projeto teatral idealizado pela atriz Lavínia Pannunzio, que resultou no espetáculo com dramaturgia e direção do ator Leonardo Ventura, sobre a obra homônima do laureado escritor sul-africano J.M Coetzee, considerado um dos principais escritores de língua inglesa. Com o trabalho em andamento desde o início de 2018, a peça tem estreia marcada para 22 de janeiro no TUSP – Teatro da USP, em curta temporada de quatro semanas.
Uma velha escritora vive entre gatos em uma aldeia do interior. Enquanto faz uma profunda reflexão diante de um gravador, cria uma narrativa de ficção onde a personagem Elizabeth Costello, deve fazer declarações de crença diante de uma banca de juízes para passar por um misterioso portão. Diante das questões “No que creio? Por quê creio?”, Elizabeth Costello recorre à sua luta mais cara, a dos direitos dos animais para respondê-las. No entanto, sente-se inadequada com a recepção de suas ideias por parte da banca de seus ávidos juízes. Para encontrar uma maneira de falar que traga iluminação e não divisão, Elizabeth recorre à outros temas como: a filosofia e os animais; a poesia e os animais; o mal sob a ótica de um estupro que sofre ainda jovem; a análise crítica da lógica cristã em um potente embate com sua irmã na África; a empatia gestada pela sua perspectiva humanista, entre outros. Estes temas, ainda que não revertam sua condição inadequada, acabam por levar a escritora a um culminante contato com forças míticas ontológicas e primordiais de existência, revelando suas crenças sobretudo no que é real no âmbito da natureza.
Elizabeth Costello é um espetáculo que apresenta três planos temporais, resultantes do hibridismo narrativo presente na obra original e pautado, sobretudo, pelo trabalho da atriz na construção das diferentes narrativas e facetas da personagem.
Sobre a Encenação
A encenação parte da lógica da dramaturgia, onde se têm três planos da personagem: a escritora exilada, velha, fazendo uma reflexão profunda diante de um gravador (já que não escreve mais) e criando uma narrativa de ficção que resulta na segunda Elizabeth Costello; esta, ficcionada, deve fazer uma declaração de crença diante de uma banca de juízes para passar por um misterioso portão. Estas declarações geram o terceiro plano, o de ações e circunstâncias desta personagem criada, como por exemplo, a narração de um estupro que sofre ainda jovem; a análise crítica da lógica cristã em um potente embate com sua irmã na África; a empatia gestada pela sua potente perspectiva humanista, revelada pela sua relação com seres muito diversos e o culminante contato com os mitos gregos e as forças primordiais de existência. Com os três planos em cena convencionou-se uma tradução em ação dos desdobramentos das narrativas que o autor propõe no material original. O cenário, a luz e o som ajudarão na definição destes diferentes planos, entretanto, a encenação é ancorada, sobretudo, no trabalho da atriz.
Sobre o autor
John Maxwell Coetzee é considerado um dos principais escritores de língua inglesa. Sul-africano nascido em 1940, Coetzee recebeu o Nobel de literatura em 2003, dois Booker Prize, entre outros importantes prêmios. Existem cerca de vinte livros do autor publicados no Brasil atualmente, embora a bibliografia de Coetzee seja bem mais vasta.
Ficha técnica
Autor: J.M. Coetzee
Adaptação e Direção: Leonardo Ventura
Idealização e atuação: Lavínia Pannunzio
Cenário: Chris Aizner
Figurino: Cassio Brasil
Desenho de luz: Aline Santini
Trilha original composta e Engenharia de Som: L.P. Daniel
Fotos: João Maria
Móveis cedidos ao espetáculo: Julia Krantz
Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro/OFÍCIO DAS LETRAS
DESIGNER GRÁFICO: ZOOTZ COMUNICAÇÃO
PRODUÇÃO: CORPO RASTREADO
Serviço
ELIZABETH COSTELLO
TUSP – Teatro da USP
https://www.usp.br › tusp
- Maria Antônia, 294 – Vila Buarque, São Paulo – SP, 01222-010
Telefone: (11) 3123-5222
Temporada: de 22/01 a 16/02/2020
Quarta a Sábado às 21h
Domingos às 20h
Duração do espetáculo: 70 minutos
Ingressos R$ 30,00
Indicação etária – 16 anos