Nanda Rovere, especial para o Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – Depois de temporada no Espaço Cultural Capobianco, Grande Espírito da Intimidade re-estreia nesta sexta-feira (6) no Teatro Studio SP da Vila Madalena. O texto de autoria de Leo Lama, filho do dramaturgo Plinio Marcos e da atriz Walderez de Barros, traz como protagonistas os atores Adriana Londoño e Clovys Torres. A direção é de Andréah Dorim.
A peça aborda a intimidade da natureza humana tendo como metáfora a discussão de um casal em crise. Ela (Adriana Londoño) o ama profundamente e está com medo de perdê-lo. O homem está bêbado de cauim, bebida fermentada indígena, ouve vozes e cantos indígenas, enquanto ela prepara um misterioso ensopado.

A encenação propõe uma roda ritual, dispondo o público lado a lado com os atores. A música, tocada ao vivo e com competência por Fernanda de Paula, ocupa papel de destaque nesta arena.
A inquietude da alma, a vontade de ir de encontro às raízes indígenas, a dificuldade de se entregar a uma só pessoa, são algumas das questões tratadas no texto de Leo Lama. A imutabilidade, a acomodação diante da vida é expressa pelo não movimento corporal do início. A partir do momento que o protagonista decide transformar a sua vida, os movimentos ficam intensos, circulares, reveladores.
O texto é metafórico, intenso surpreendente e a interpretação dos atores acompanham essas características.
Há 7 anos, Leo Lama concebeu a postura cênica o ‘ator em repouso’. A diretora Andréah Dorim passou a aplicar essa postura com os atores, buscando a fluência dramática sem nenhum gesto de apoio. As rubricas do texto eram ditas para o público, no futuro do pretérito, sem que movessem um músculo.
Nesta montagem, a diretora propõe uma roda ritual, dispondo o público sentado lado a lado com os atores e possibilitando, assim, que se integrem nesse processo de resgate e reconhecimento, através do outro. o Metáforas e mitologias indígenas são usadas com o intento de aproximar, comungar e provocar o diálogo sobre o essencial no homem: sua natureza.
Além da temporada paulistana, O Grande Espírito da Intimidade fez sua primeira apresentação no Teatro Padre Bento, em Guarulhos, durante as comemorações do projeto Filosofia do Cotidiano, em setembro de 2011. No dia 19 de novembro estreou no Teatro do Instituto Cultural Capobianco, em São Paulo, onde cumpriu temporada até dezembro de 2011. Participou ainda do 19.o Festival de Teatro de Americana, em novembro de 2011.
Para saber mais detalhes:
http://oatoremrepouso.blogspot.com
Ficha técnica:
Autor: Leo Lama
Diretora:AndreahDorim
Elenco: Adriana Londoño, Clovys Torres e Fernanda de Paula
Produção: Clovys Torres Produções Artísticas
Realização:Adriana Londoño, Clovys Torres, Andreah Dorim e Fernanda de Paula
Gênero: drama poético
Duração do espetáculo: uma hora
Classificação (faixa etária): 14 anos
SERVIÇO
Grande Espírito da Intimidade
Data da estreia: 6 de abril
Teatro: Studio SP da Vila Madalena
Endereço: Rua Inácio Pereira da Rocha, 170. Vila Madalena
N.o de lugares: 50
Telefone: (11) 3032-4379
Dias e horários da peça: sextas e sábados às 22h
Sexta de graça, sábado – R$20,00 inteira; R$ 10,00 meia
Estacionamento: ao lado