LIVRO: CRÍTICO JORGE DUBATTI LANÇA O LIVRO “O TEATRO DOS MORTOS” SESC SÃO PAULO

Cassiano Leonardo especial para Aplauso Brasil (Cassiano@aplausobrasil.com.br)

SÃO PAULO – No dia 6 de abril (quinta-feira), às 20h, as Edições Sesc São Paulo lançam no Sesc Bom Retiro o livro O teatro dos mortos: introdução a uma filosofia do teatro, com presença do autor Jorge Dubatti. Com mais de vinte anos de atuação na pesquisa científica, experimental e teórica sobre a filosofia teatral, Dubatti discorre sobre questões essenciais para o entendimento do teatro contemporâneo. Voltada para profissionais, amantes e espectadores de teatro, a obra tem prefácio assinado pela jornalista Beth Néspoli, crítica de teatro e doutora em artes cênicas pela USP.

Como parte da programação de lançamento, o autor ainda ministra, nos dias 7 e 8 de abril, uma oficina experimental da Escola de Espectadores de Buenos Aires, ação pedagógica que compartilha e discute com o público rumos da cena teatral contemporânea a partir da experiência em um dos palcos do Sesc São Paulo.

Esse livro inédito foi especialmente adaptado pelo autor para apresentar os principais pontos de sua abordagem filosófica sobre o teatro para o público brasileiro. Na publicação, estão contempladas a construção da ausência e da presença no teatro e as formas de perda, luto e memória plasmadas em torno dele; as contribuições do pensamento teatral para a epistemologia do “teatrar”; a fenomenologia do acontecimento teatral; e as bases científicas para o trabalho do ator.

No início da obra, Dubatti apresenta aos leitores a razão do título Teatro dos mortos: “porque acredito que esse nome encerra a definição mais difícil de aceitar, mas que é preciso, nos estudos teatrais: a do teatro como experiência de perda”. Segundo ele, esse e outros conceitos abordados no livro guardam íntima relação com suas pesquisas em filosofia do teatro, “a partir das quais foi possível avançar tanto na questão epistemológica, isto é, no problema da produção de conhecimento científico sobre teatro e nos desafios desse processo, como na reformulação de certos núcleos fundamentais na teatrologia”, afirma. Além disso, amplia o campo da estética teatral ao esmiuçar a relação do teatro com o ser e a própria linguagem.

“A experiência teatral demanda o aperfeiçoamento contínuo do olhar. As perguntas e os conhecimentos formulados na área da teatrologia são amiúde repensados e construídos sobre novas bases. É nessa direção que a filosofia do teatro procura explorar novas possibilidades de concepção das artes cênicas”.
Danilo Santos de Miranda – Diretor Regional do Sesc São Paulo

Ficha técnica:

O teatro dos mortos: introdução a uma filosofia do teatro
Autor: Jorge Dubatti
ISBN: 978-85-69298-89-2
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 204 p.
Prefácio: Beth Néspoli
Orelha: Welington Andrade
Preço: R$ 56,00

Serviço:
Lançamento do livro O teatro dos mortos: introdução a uma filosofia do teatro
Autor: Jorge Dubatti
Data: 6 de abril – bate-papo e sessão de autógrafos com o autor; 7 e 8 de abril – oficina experimental da Escola de Espectadores de Buenos Aires para o público em geral
Local: Sesc Bom Retiro
Endereço: Alameda Nothmann, 185 – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01216-000
Telefone: (11) 3332-3600

As publicações das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridas em todas as unidades Sesc SP (capital e interior), nas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/livraria

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*