LIVRO RESGATA OS 12 ANOS DO PROGRAMA MUNICIPAL DE FOMENTO AO TEATRO PARA A CIDADE DE SÃO PAULO

Redação do Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com) image001 (1) (3)

SÃO PAULO – O livro Fomento ao Teatro: 12 anos, que será distribuído gratuitamente na Secretaria Municipal de Cultura, é o primeiro registro que enfoca o histórico do Programa. O lançamento será na próxima segunda-feira, 1, na Praça das Artes, a partir das 19 horas. O evento conta com a apresentação da banda da Cia do Tijolo.

O livro traz os dados compilados desse programa de subsídio, que tem como objetivo financiar a manutenção e viabilizar projetos de trabalhos continuados de pesquisa e produção teatral realizados por grupos profissionais de teatro sediados na capital paulista.

A tiragem inicial será de 5 mil exemplares. A publicação conta com 208 páginas, mais de 50 fotos e compartilha reflexões de artistas, críticos e pensadores de teatro ligados ao programa. Eles expõem as suas opiniões sobre as conquistas e perspectivas para o futuro.

A obra é dedicada ao jornalista, crítico e pesquisador teatral Sebastião Milaré, falecido em 2014, que participou de 11 comissões julgadoras (inclusive da primeira), e em nove delas esteve como presidente.  Carlos Antonio Moreira Gomes e Marisabel Lessi de Mello são os responsáveis pela organização.

A intenção da Secretaria Municipal de Cultura é sintetizar e publicizar esse período importante do teatro na cidade de São Paulo.

Os autores convidados são:

Kil Abreu (Fomento aos Teatros: Formas Cênicas e Processo Social na Cidade de São Paulo); Antônio Rogério Toscano, Luiz Fernando Ramos e Tiche Vianna (Um Olhar Sobre as Comissões Julgadoras); Georgette Fadel (Fragmentos de Pensamento); Bruno César Lopes, Lucas Vitorino e Priscila Preta Obaci (Uma Fresta Pra Gente é Estrada); Valmir Santos ( Das Convicções Estéticas); Henrique Sitchin, Sandra Vargas e Simone Grande ( O Teatro Para Crianças – Entre Questões e Caminhos); Marcelo Soler, Mônica Simões e Vera Abbud (Doze Anos Feitos de Encontros – A Expansão do Espaço e do Público em Tempos de Lei de Fomento); Edson Paulo Souza, Nei Gomes e Simone Brites Pavanelli (Teatro de Rua: Arte Como Obra Pública) e Clayton Mariano, Dagoberto Feliz e Maria Lucia Pupo (Pequena Revolução: O Olhar dos Grupos Para a Trajetória do Fomento) .

Algumas informações sobre a cartografia: números e dados

A Lei de Fomento ( Lei 13.279/02), que estabeleceu o Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, foi  criada a partir do movimento nomeado Arte Contra a Barbárie realizado pela classe teatral da cidade.

Durante estes 12 anos, o Núcleo de Fomentos organizou o material impresso produzido pelos grupos, compondo o Acervo do Programa Municipal de Fomento ao Teatro, que conta com os projetos contemplados desde a sua primeira edição, totalizando a memória de 372 processos artísticos.

A lei permite a aprovação de no máximo 30 projetos, em duas edições anuais (cerca de 20 no primeiro semestre e 10 no segundo). O recorde de inscritos e contemplados deu-se na primeira edição do edital, em agosto de 2002 (nesse ano, por impossibilidade de agenda, teve apenas um edital), provavelmente pela demanda artística represada durante anos. Foram, na ocasião, 23 contemplados, para um total de 178 inscritos. Da 1ª edição até a 25ª, a Secretaria teve 2.328 projetos inscritos, 372 aprovados, tendo como proponentes 135 núcleos artísticos diferentes. Até o momento, foram concluídos 327 projetos e 45 estão em andamento.

Serviço

 Lançamento do livro Fomento ao Teatro: 12 Anos

Praça das Artes – dia 1/12/2014, a partir das 19h, com a apresentação da banda da Cia do Tijolo

Endereço: Av. São João, 281 – Centro, SP

Telefone para informações: 011 3391 0140

Imprensa Oficial do Estado

Número de páginas: 208 páginas

Distribuição gratuita no dia do lançamento e posteriormente somente na Secretaria Municipal de Cultura – Av. São João, 473 – 9º andar – Centro São Paulo – SP, informações podem ser obtidas pelo email fomentoteatrosmc@gmail.com

 

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*