Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

Uma excelente novidade para os que pesquisam teatro e cinema brasileiros chega na internet. A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo passou a disponibilizar o acesso gratuito aos livros da Coleção Aplauso para download em pdf e txt. Basta o internauta entrar no site: http://aplauso.imprensaoficial.com.br/
No site o leitor encontrará as biografias de Raul Cortez (vencedora do Prêmio Jabuti), Tônia Carrero, Mazzaropi, Alcides Nogueira, Carlos Reinchenbach, Fernando Meirelles, Carlos Zara, Gianfrancesco Guarnieri, Beatriz Segall, Eva Todor, Walmor Chagas, Eva Wilma, Jonas Bloch, Jorge Loredo, José Renato, Leonardo Villar; roteiros de filmes como O caçador de diamantes, Estômago, Feliz Natal, O Céu de Suely, O ano em que meus pais saíram de férias, entre outros, e peças de dramaturgos consagrados: Sérgio Roveri, Samir Yazbek, José Saffioti Filho.
A Coleção Aplauso publicou, e estão disponíveis no site, ainda as histórias das tevês Tupi, Excelsior e Manchete.
De acordo com Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial, autores e biografados foram muito receptivos à ideia e, em 2010, o catálogo da Coleção Aplauso estará no site, embora os novos títulos continuem sendo impressos no formato livro.
“Quem quiser comprar os livros da Coleção Aplauso poderá fazê-lo nas melhores livrarias, incluindo nossas quatro lojas físicas e a virtual”.
Sobre a Coleção Aplauso
Com 200 títulos já lançados que contam a história do cinema, da televisão e do teatro brasileiro por meio do depoimento de seus principais protagonistas, a Coleção Aplauso foi idealizada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo em 2004. Nesses cinco anos, retratou a trajetória e o trabalho de artistas consagrados como Sérgio Cardoso, Anselmo Duarte, Aracy Balabanian, Bete Mendes, Fernando Meirelles, Maria Adelaide Amaral, Paulo José, Raul Cortez, Sílvio de Abreu, Zezé Mota, Fernanda Montenegro e Walmor Chagas. Trata-se de um rico acervo que, felizmente, agora está mais próximo do grande público.
LEIA TAMBÉM O ARTIGO Coleção Aplauso faz um mosaico da memória teatral