Lume Teatro estreia “Kintsugi, 100 memórias” no Sesc Avenida Paulista

SÃO PAULO – O LUME Teatro volta aos palcos com a estreia de KINTSUGI, 100 memórias, que acontece dia 24 de maio, sexta-feira, às 21h, no Sesc Avenida Paulista. A partir da exibição de cem memórias, uma dramaturgia autoficcional desconstruída de maneira não narrativa, que transita perifericamente pelas lembranças dos intérpretes, suas histórias em grupo e, como projeção, pela história dos espectadores, a montagem conta com dramaturgia de Pedro Kosovski e direção do argentino Emilio García Wehbi.

 

KINTSUGI, 100 memórias tem início com uma cena de ruptura e pelos 120 minutos de duração da montagem. Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel ScottiHirson e Renato Ferracini tentam restaurar o que se rompeu, revisitando e reorganizando os fragmentos do que um dia teve um contorno estável, em uma conexão metafórica com as memórias e marcas assumidas (doces, amargas, felizes e/ ou dolorosas) que constituem o indivíduo e o espetáculo traz à cena.

 

Kintsugi é uma técnica japonesa de restauração de cerâmica, que utiliza uma mistura de laca e pó de ouro. Na cultura japonesa, as peças que recebem esta reparação comumente são mais valorizadas que as que nunca sofreram rupturas. Ao invés de ocultar as cicatrizes, os artesãos da arte Kintsugi as expõem, integrando-as e embelezando-as, de modo a valorizá-las como celebração constante da vida cotidiana e das superações; uma metáfora acerca da possibilidade de reparação, de transformação e aprendizado a partir dos pequenos e dos grandes erros.

 

 

Para os quatro atores, a presença de Emilio foi fundamental no processo de KINTSUGI, 100 memórias, pois o diretor atuou com precisão cirúrgica pinçando as sínteses do que eles queriam dizer em meio a tanto material e pesquisa. Já Emilio acredita que a mistura é sempre bem-vinda. “As contaminações que aconteceram pela dialética do trabalho entre o LUME Teatro e a minha abordagem poética, resultou em um híbrido que não responde à estética clássica do grupo ou à minha, mas que nos inclui. Eu acho que isso é o mais poderoso e fascinante de todo o processo”, conclui.

 

Fabulação ficcional

Assinada por Pedro Kosovski (vencedor do Prêmio Shell de melhor autor pelo espetáculo Caranguejo Overdrive), a dramaturgia reúne depoimentos e relatos dos atores disparados por objetos pessoais e objetos próprios do LUME com uma fabulação ficcional. EmKINTSUGI, 100 memórias, o dramaturgo fez toda a organização dos relatos dando um toque de ficção em vários momentos do texto.

 

 

Três noturnos de Chopin

O desenho sonoro da montagem ficou a cargo de Janete El Haouli e José Augusto Mannis. No processo inicial de pesquisa para a criação do espetáculo eles, assim como o performer Flávio Rabelo e a coreógrafa Jussara Miler, realizaram sessões de trabalhos intensivas com os atores, no sentido de provocá-los para o processo criativo. Janete e Mannis construíram juntamente com o grupo a primeira célula formal e o primeiro esboço conceitual relacionando as pesquisas dos atores com as ideias de “memória” e “esquecimento”, com o Mal de Alzheimer e as próprias memórias sonoras dos atores.

 

 

Palestra e oficina

Em paralelo às apresentações de KINTSUGI, 100 memórias, acontecem duas atividades formativas no Sesc Avenida Paulista. No dia 25 de maio, sábado, às 17h, o diretor argentino Emilio García Wehbi participa do bate-papo Penteando a Realidade a Contrapelo sobre sua trajetória artística, reflexões sobre o papel da arte na contemporaneidade e a leitura do manifesto El Relámpago, de sua autoria.

 

De 11 a 15 de junho, de terça-feira a sábado, das 14h às 18h, acontece a oficina Treinamento Técnico para o Trabalho em Cena, ministrada pelo ator do LUME Teatro Jesser de Souza. Dirigida a atrizes e atores, bailarinos, estudantes de artes cênicas e interessados em geral, a atividade oferece uma vivência do treinamento cotidiano sistematizado pelo LUME Teatro, por meio do reconhecimento e dilatação das capacidades expressivas do corpo. A oficina aborda temas relacionados ao trabalho de ator: ética (autodisciplina e autonomia); preparação e prontidão (aquecimento do corpo-mente e presença); aspectos energéticos e técnicos do ofício (transformação do peso em energia, dinâmica das ações no espaço e no tempo, articulações e segmentação corporal, modulação da energia, jogo entre atores).

 

 

Serviço  

 

KINTSUGI, 100 memórias – Estreia dia 24 de maio, sexta-feira, às 21 horas, no espaço Arte II (13º Andar) do Sesc Avenida Paulista. Com o LUME Teatro. Criação – Ana Cristina Colla, Emilio García Wehbi, Jesser de Souza, Pedro Kosovski, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini. Direção – Emilio García Wehbi. Dramaturgia – Pedro Kosovski. Elenco – Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini. Desenho Sonoro – Janete El Haouli e José Augusto Mannis. Projeção Acústica de Desenho Sonoro – José Augusto Mannis. Iluminação – Eduardo Albergaria. Orientação Coreográfica – Jussara Miller. Fotografia – Alessandro Soave e Arthur Amaral. Design Gráfico – Arthur Amaral. Administração – Giselle Bastos. Direção de Produção – Cynthia Margareth – Aflorar Cultura. Produção Executiva – Simone Veloso – Aflorar Cultura. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Realização – Sesc São Paulo. Produção – LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais – UNICAMP. Duração – 120 minutos. Recomendado para maiores de 16 anos. Temporada – De 24 de maio a 23 de junho, de quinta-feira a sábado, às 21h e domingo e feriados, às 18h (sessão extra dia 19 de junho, quarta-feira, às 21h). Ingressos – R$ 30,00 (inteira); R$ 15,00 (meia: estudante, servidor de escola pública, + 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência); R$ 9,00 (credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes).

 

SESC AVENIDA PAULISTA

Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo

Fone: (11) 3170-0800

Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

 

Horário de funcionamento da unidade:

Terça a sábado, das 10h às 22h.

Domingos e feriados, das 10h às 19h.

 

Horário de funcionamento da bilheteria:

Terça a sábado, das 10h às 21h30.

Domingos e feriados, das 10h às 18h30.

 

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado