Luto: Ariano Suassuna morre aos 87 anos

Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com)

ARIANO SUASSUNA
ARIANO SUASSUNA

Poeta, dramaturgoromancistaensaísta e autor de pérolas como Auto da Compadecida O Casamento Suspeitoso, no teatro, e o romance A Pedra do ReinoAriano Suassuna, foi mais do que um intelectual. Sua historia é de grande importância na cultura brasileira e na divulgação da linguagem nordestina.

Segundo o doutor em Letras e especialista em Literatura, Rodrigo Franklin, sua obra é rica e única.

“Ele mesclou a literatura clássica, medieval e nordestina, além do teatro clássico, resultando numa linguagem ímpar. Também podemos encontrar influências da Cultura Europeia, da Paraíba e bases regionalizadas do Nordeste nas obras de Suassuna”, salienta.

Idealizador do Movimento Armorial, que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro, por meio músicadançaliteraturaartes plásticasteatrocinemaarquitetura, Ariano fazia jus ao seu título de mestre.

ASSISTA A AULA-ESPETÁCULO DO MESTRE PARAIBANO

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*