
Maurício Mellone, para o site Favo do Mellone, parceiro do Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)
A peça do canadense Steve Galluccio já recebeu versão para o cinema e fica em cartaz em São Paulo até o final de março

Típica família italiana da Mooca, com os tradicionais almoços de domingo, alegria, confusão e os ânimos sempre à flor da pele. Os exageros de sentimentos da mama italiana aliados ao machismo característico da família tradicional quando o filho abre seu coração e confessa-se gay. Pronto, todos os ingredientes de Mambo Italiano estão postos à mesa.
Do original canadense escrito em 2000 por Steve Galluccio, o texto, graças ao imenso sucesso nos palcos, ganhou uma versão cinematográfica três anos depois. A montagem, que está em cartaz até o final de março no Teatro Nair Bello (Shopping Frei Caneca), tem tradução e direção de Clarice Abujamra.
A trama gira em torno de Ângelo (vivido por Luciano Audrey): roteirista de TV que resolve assumir para a família seu namoro com Nino (Jarbas Homem de Mello), seu amigo desde a infância.

As reações são as mais diversas, desde o dramalhão dos pais, interpretados pelos encantadores Cláudia Mello e Antônio Petrin, ao pavor do namorado e a cumplicidade da irmã, papel de Lára Córdula.
A trama ganha novos contornos quando Nino reencontra a amiga dos tempos escolares: eles iniciam um romance às escondidas exatamente no momento que Ângelo assume abertamente sua homoafetividade.
O autor mescla com maestria cenas histriônicas com as tensas e dramáticas. O drama de Ângelo, ou seja, viver sem mentiras e hipocrisias, é dissecado em minúcias, tanto que provoca uma mudança radical no comportamento dos pais. Da negação inicial de que o filho é gay, Maria e Gino passam não só a defendê-lo como admitem que a felicidade dele será ao lado de um rapaz que o ame de verdade.
O riso do espetáculo é revigorado com as ótimas atuações de Tânia Bondezan e Carla Fioroni, mãe e amante de Nino, respectivamente.

Além da interpretação afinada do elenco, um destaque da montagem é a movimentação em cena: todos os atores permanecem num semicírculo, enquanto a trama central se desenvolve no palco, o que contribui para o desenrolar do enredo.
A comédia e o drama dividindo a atenção da plateia é o que mais motivou a diretora: “É fascinante a ideia de fazer o público rir e ao mesmo tempo emocioná-lo. Mambo Italiano é uma comédia delicada com um final encantador”, argumenta Clarisse Abujamra.
Mambo Italiano
Direção: Clarisse Abujamra
Cenografia: Márcio Colaferro
Produção: Diaféria Produções
Elenco: Antonio Petrin, Carla Fioroni, Cláudia Mello, Jarbas Homem de Melo, Lara Córdula, Luciano Audrey e Tânia Bondezan.
Fotos: Vânia Toledo
Patrocínio: Eurofarma e Pirelli
Teatro Nair Bello — R. Frei Caneca, 569, 3º piso – Consolação
Até 27/03/11
Sextas-feiras às 21h30; sábados às 21h e domingos às 19h.
Ingresso: R$ 60,00 às sex e dom / R$ 70,00 aos sábs.
Mais informações: (11) 3472-2414 – das 15h00 às 21h00