“Mambo Italiano”: siso e muito riso

Maurício Mellone, colunista colaborador do Aplauso Brasil

Maurício Mellone, para o site Favo do Mellone, parceiro do Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

A peça do canadense Steve Galluccio já recebeu versão para o cinema e fica em cartaz em São Paulo até o final de março

Comédia está em cartaz no Teatro Nair Belo

Típica família italiana da Mooca, com os tradicionais almoços de domingo, alegria, confusão e os ânimos sempre à flor da pele. Os exageros de sentimentos da mama italiana aliados ao machismo característico da família tradicional quando o filho abre seu coração e confessa-se gay. Pronto, todos os ingredientes de Mambo Italiano estão postos à mesa.

Do original canadense escrito em 2000 por Steve Galluccio, o texto, graças ao imenso sucesso nos palcos, ganhou uma versão cinematográfica três anos depois. A montagem, que está em cartaz até o final de março no Teatro Nair Bello (Shopping Frei Caneca), tem tradução e direção de Clarice Abujamra.

A trama gira em torno de Ângelo (vivido por Luciano Audrey): roteirista de TV que resolve assumir para a família seu namoro com Nino (Jarbas Homem de Mello), seu amigo desde a infância.

Elenco de "Mambo Italiano"

As reações são as mais diversas, desde o dramalhão dos pais, interpretados pelos encantadores Cláudia Mello e Antônio Petrin, ao pavor do namorado e a cumplicidade da irmã, papel de Lára Córdula.

A trama ganha novos contornos quando Nino reencontra a amiga dos tempos escolares: eles iniciam um romance às escondidas exatamente no momento que Ângelo assume abertamente sua homoafetividade.

O autor mescla com maestria cenas histriônicas com as tensas e dramáticas. O drama de Ângelo, ou seja, viver sem mentiras e hipocrisias, é dissecado em minúcias, tanto que provoca uma mudança radical no comportamento dos pais. Da negação inicial de que o filho é gay, Maria e Gino passam não só a defendê-lo como admitem que a felicidade dele será ao lado de um rapaz que o ame de verdade.

O riso do espetáculo é revigorado com as ótimas atuações de Tânia Bondezan e Carla Fioroni, mãe e amante de Nino, respectivamente.

Comédia inédita de autor canadense

Além da interpretação afinada do elenco, um destaque da montagem é a movimentação em cena: todos os atores permanecem num semicírculo, enquanto a trama central se desenvolve no palco, o que contribui para o desenrolar do enredo.

A comédia e o drama dividindo a atenção da plateia é o que mais motivou a diretora: “É fascinante a ideia de fazer o público rir e ao mesmo tempo emocioná-lo. Mambo Italiano é uma comédia delicada com um final encantador”, argumenta Clarisse Abujamra.

Mambo Italiano
Direção: Clarisse Abujamra
Cenografia: Márcio Colaferro
Produção: Diaféria Produções
Elenco: Antonio Petrin, Carla Fioroni, Cláudia Mello, Jarbas Homem de Melo, Lara Córdula, Luciano Audrey e Tânia Bondezan.
Fotos: Vânia Toledo
Patrocínio: Eurofarma e Pirelli

Teatro Nair Bello — R. Frei Caneca, 569, 3º piso – Consolação
Até 27/03/11
Sextas-feiras às 21h30; sábados às 21h e domingos às 19h.
Ingresso: R$ 60,00 às sex e dom / R$ 70,00 aos sábs.
Mais informações: (11) 3472-2414 – das 15h00 às 21h00

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

1 comentário
  1. eu te adoro e vc e muito fofo sempre penso em vc quando te vejo e vc e muito lindooooooooooooooooooo
    beijos e abraços deesmeralda

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*