Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

É sob o prisma cinematográfico a nova montagem de “Ligações Perigosas”, que estreia dia 25 de Outubro no Teatro FAAP. Foi assim dito pelo diretor da peça, Mauro Baptista Vedia na coletiva para a Imprensa. Ele disse ter buscado, especialmente, nos filmes de Tarantino a inspiração para esta encenação.
Clássico da literatura francesa o romance “Les Liasons Dangereuses”, de Chordelos de Laclos, foi adaptado em 1985, por Christopher Hampton para o teatro. Em 1988, foi a vez de o cinema receber uma versão estrelada por John Malkovich, Glenn Close e Michelle Pfeiffer.

A montagem atual traz Maria Fernanda Cãndido representando a perversa Madame Marteuil, Marat Descartes como o Visconde de Valmont e Laura Neiva como Cécile.
Completam o elenco: Sabrina Greve, Ricardo Monastero, Ivan Capúa, Camila Czerkes, Julio Machado e Clara Carvalho. Clara também é, ao lado de Rachel Ripani, a tradutora da peça.
Mauro destacou os figurinos da peça inspirados no filme “Maria Antonieta”, dirigido por Sofia Coppola. A assinatura dos figurinos da peça é da portuguesa Maria Gonzaga.
O espetáculo marca também a estreia como vilã da atriz Maria Fernanda Candido. Ela disse sobre o universo de sua personagem: “É uma sociedade que valoriza a aparência em detrimento da essência”. Para a atriz, esse fato garante a atualidade desta história escrita,originalmente, no século 18.