SÃO PAULO – Referência em dança contemporânea para crianças, a Balangandança Cia. comemora seus 20 anos de trajetória com a estreia do espetáculo Presente! feito da gente que estreia no Teatro Municipal Cacilda Becker, nos dias  até 13 de maio, às 16h. A festa ainda tem sessões da JAM 20! Dança na Roda, um encontro de improvisação – de dança, brincadeiras e música -, que acontecem no Sesc Pompeia, nos dias 19 e 20 de maio.

Com direção de Georgia Lengos, Presente! feito da gente é uma aventura de movimentos-danças criada a partir de um processo de pesquisa sobre a relação entre a natureza, o corpo e o imaginário das crianças. O espetáculo abre espaço para a imaginação de forma lúdica, delicada e sensível, ao se relacionar,  brincando  de diferentes formas  com materiais naturais coletados pelo grupo, como areia, sementes, folhas secas e galhos de árvores.

“Os materiais são usados como uma metáfora do que o ser humano é feito. Somos também natureza,  feitos das mesmas substâncias que existem na pedra, na água do mar e na areia. Queremos mostrar que os corpos também são e fazem parte da natureza e, assim como ela, precisam ser cuidados/preservados”, explica a diretora.

A partir de técnicas de improvisação e da brincadeira, os bailarinos criadores interagem de várias formas com esses objetos de acordo com a disposição que eles aparecem em cena a cada apresentação. Junto com a iluminação e a trilha sonora, que evocam elementos de paisagens naturais, eles estimulam a plateia a inventar mundos. Na preparação corporal a companhia conta com técnicas de Educação Somática, que fazem parte de seu treinamento, ampliando a percepção do corpo e novas possibilidades de movimento.

Para instigar essas reflexões, o processo criativo contou com as provocações dos artistas Gandhy Piorski (artista, educador e pensador da infância) e Dafne Michellepis (bailarina e educadora). O elenco-criador do espetáculo é formado por Alexandre Medeiros, Alan Scherk, Clara Gouvêa, Ciro Godoy e Isabel Monteiro.

Trajetória
A pesquisa sobre a interação entre os corpos infantis e a natureza surgiu em 2014 durante o processo criativo do projeto Ninhos – performance Para Grandes Pequenos e, desde então, também resultou os projetos SAMPLE (2014) e Cabeceiras, onde nascem os rios e repousam as cabeças (2015).

“A movimentação dos bailarinos da Balangandança contaminava o que estava acontecendo com as crianças, e as brincadeiras que surgiam nos contaminavam. Dança e brincadeira aconteciam desse contato entre nós da companhia, as crianças, os adultos envolvidos: pais e pessoas das comunidades e a natureza”, explica a diretora.

Além de usar essa pesquisa para desenvolver sua dança, a companhia tem promovido uma série de debates com educadores, pesquisadores e artistas sobre a importância de se discutir o corpo na infância.

Brincando de improvisar
JAM 20! Dança na Roda é um exercício cênico de improvisação em dança e música, com uma estrutura que mistura temas corporais, composições, objetos cênicos, jogos e brincadeiras dos espetáculos anteriores do grupo. A ideia é convidar crianças de todas as idades e três artistas que fizeram parte da história da companhia para comemorar o aniversário da Balangandança com uma atividade divertida. Criar algo com a participação de todos os envolvidos para celebrar não só o aniversário da companhia, mas a possibilidade de criação coletiva em que a premissa é o brincar.

Ficha técnica do espetáculo:

Direção: Georgia Lengos. Elenco criador: Alexandre Medeiros, Alan Scherk, Clara Gouvêa, Ciro Godoy e Isabel Monteiro. Provocadores: Gandhy Piorski e Dafne Michellepis.Figurinos: Isabela Teles. Desenho de luz: Joyce Drummond. Material Gráfico: Fê e Celso Linck. Operação de som: Georgia Lengos. Produção: Corpo Rastreado. Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli. Agradecimentos: Universidade Anhembi Morumbi – Valéria Cano Bravi, Centro de Referência da Dança, Rodrigo Araújo e todas as crianças que participaram da pesquisa, especialmente Tomás, George, Joana, Pedro, Iara e Tito.

Serviço:

PRESENTE! FEITO DA GENTE –  no Teatro Municipal Cacilda Becker

Duração: 50 minutos. Classificação: 3 anos. Ingressos: grátis.

Teatro Municipal da Lapa Cacilda Becker – Rua Tito, 295 – LapaTelefone: (11) 3864-4513. Dias 5,6,10, 12 e 13 de maio, às 16hIngressos distribuídos uma hora antes de cada sessão. Tem acessibilidade. Capacidade: 198 lugares.

JAM 20! DANÇA NA RODA

Sesc Pompeia (Área de convivência) – Rua Clélia, 93 – Pompéia. Telefone: (11) 3871-7700.

Dias 19 e 20 de maio, às 16h30.

Público-alvo:  crianças, pais, bailarinos, educadores, músicos e interessados.

Duração: 90 minutos.

Ficha técnica da Jam 20:
Direção:
 Georgia Lengos. Integrantes: Lilian Vilela, Alexandre Cicconelo, Dafne Michellepis, Coré Valente,  Maristela Estrela e Anderson Gouvêa.