SÃO PAULO – Depois das montagens de A Ciranda do Villa inspirada na vida e obra de Heitor Villa-Lobos e Mário e as Marias inspirada na vida e obra de Mário de Andrade (contemplado com o prêmio APCA 2013 como Melhor Espetáculo de Rua para Crianças), a Cia Lúdicos de Teatro Popular estreia PIOLIN sobre a vida e obra do Palhaço Piolin, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Com direção de Gira de Oliveira, o espetáculo concebido especialmente para a rua também fará apresentações no Teatro Flávio Império e no Parque Piquerí sempre com ingressos gratuitos.
PIOLIN integra o projeto Esse homem é brasileiro que nem eu…, da Cia Lúdicos de Teatro Popular. O projeto iniciado em 2007 propõe a investigação da vida e obra de artistas brasileiros que se reconheceram em nossa cultura e a valorizaram e consiste na criação de uma trilogia de espetáculos de rua pensados para a infância e juventude.
Circo e teatro
Inspirado livremente em momentos da vida de Abelardo Pinto, o Palhaço Piolin, o espetáculo reconta a história do palhaço que nasceu num picadeiro e morreu engasgado com uma bala. O que acontece naquela fração de segundo que antecede a morte? O que parte? O que fica? Neste pequeno instante, o palhaço revive memórias que passam diante de seus olhos e são refletidas no espelho de seu camarim, trazendo a sensação de que enquanto lá se está, sob a lona do circo, o tempo é infinito.
Em um espaço cênico que relembra um picadeiro e um camarim, os quatro atores – Cristiane Guerreiro, Gizele Panza, John Halles e Nayara Martins – dão vida aos palhaços de um circo. Entre músicas tocadas ao vivo, acrobacias e números clássicos de palhaço PIOLIN conta, de forma não linear, a vida de um artista genuinamente brasileiro.
Serviço
PIOLIN – Estreia dia 16 de fevereiro, sexta-feira, às 15 horas, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Dramaturgia e Músicas – Cia Lúdicos de Teatro Popular. Direção – Gira de Oliveira. Elenco – Cristiane Guerreiro, Gizele Panza, John Halles e Nayara Martins. Direção Musical – Alexandre Guilherme. Preparação Circense – Osvaldo Hortêncio. Cenários, Adereços e Figurinos – Paolo Suhadolnik. Design Gráfico – Gabriel Victal. Fotografia – Manu Costa. Vídeo-Teaser – John Halles e Verônica Vieira. Operação de Som – Eduardo Carnevali. Produção – Cia Lúdicos de Teatro Popular. Recomendação etária – Livre. GRATIS.
Dias 23 e 24 de fevereiro.
Sextas-feiras às 15 horas e sábados às 17 horas.
Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
Rua Inácio Monteiro, 6900 – Conj. Hab. Sitio Conceição, São Paulo.
Dias 9, 10, 16 e 17 de março.
Sextas-feiras às 15 horas e sábados às 17 horas.
Teatro Flávio Império.
Rua Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba, São Paulo.
*Em caso de chuva a apresentação não há apresentação.
Dias 11, 18 e 25 de março.
Domingos às 11 horas (dia 25 de março a apresentação também às 15 horas).
Parque do Piquerí.
Rua Tuiutí, 515 – Tatuapé, São Paulo.
*Em caso de chuva a apresentação não há apresentação.