MENOR DE IDADE: ESPETÁCULO INFANTIL “A MÁQUINA DE VOAR” DE PHIL PORTER ESTREIA NO SESC BELENZINHO

SÃO PAULO – A vida não é muito divertida para as duas crianças presas na Ala Infantil do Hospital Sta. Ruth Dos Olhos Machucados. Até a chegada de um novo menino que logo lidera uma rebelião no hospital contra o severo regime disciplinar da Enfermeira Maristela. Munido de um misterioso manual de instruções e um destemido plano de fuga, ele deixa a vida na ala de cabeça pra baixo. Repleto de risadas e cheio de ação, A Máquina de Voar é uma peça sobre feitos heroicos, conspirações desprezíveis e atos de incrível bravura.

Texto de Phil Porter com tradução de Ricardo Estevam tem direção de Eric Nowinski. No elenco estão os atores Tutti Pinheiro, Ricardo Estevam, Thomas Huszar e Mariana Melgaço. A temporada é de 12 de agosto a 10 de setembro no Sesc Belenzinho.

A Máquina de Voar é uma peça sobre o poder da imaginação para transcender os limites que a realidade impõe a todos nós. Na ótica sensível das crianças Pina e Munib, o faz de conta proposto por Bonyek é a válvula de escape ao condicionamento opressivo imposto pela enfermeira Maristela, em nome de uma instituição – o Hospital para “olhos machucados”. A parábola da obstrução e cura da visão explicita o embate entre o imaginário e o real; entre a concepção de mundo da criança e do adulto. Não à toa, a superação destas contradições se dá através de um artefato mágico, a “Máquina de Voar”, que dá nome à peça.

“Para realçar este aspecto central, potencializamos através dos recursos teatrais (iluminação, trilha sonora e projeções) a transição do ambiente convencionado como “real” (um quarto de hospital bastante insólito) para os espaços imaginários, aos quais as crianças (e posteriormente a própria enfermeira Maristela) serão conduzidos por Bonyek. Aventura, suspense, amizade e algum humor nonsense, característico da dramaturgia inglesa, são alguns dos ingredientes que credenciam a montagem” conta o diretor Eric Nowinski.

Ficha técnica

Direção: Eric Nowinski
Texto: Phil Porter
Tradução: Ricardo Estevam
Elenco: Tutti Pinheiro ,Ricardo Estevam , Thomas Huszar
Iluminação e Cenografia: Rafael Souza
Figurinos: Mira Haar
Costureira: Judite Lima
Adereços: Carlos Rebecca
Serralheiro: Paulo Mattos
Cenotécnico: Jimmy Wong
Trilha Sonora: André Vac Torres
Operação de Luz: Rafael Souza
Operação de Som: Max Huszar
Produção Executiva: Thaís Medeiros
Produção Geral: Fernanda Castello Branco e Ricardo Estevam

Serviço

A MÁQUINA DE VOAR
Teatro do SESC Belenzinho
R. Padre Adelino, 1000 – Belenzinho, São Paulo – SP, 03303-000
De 12 de agosto a 10 de setembro
Sábados e domingos às 12h. Sessão extra dia 07 de setembro às 12h.
Ingressos: INTEIRA 20,00 / USUÁRIO MIS 10,00 / MEIA 10,00 / CREDENCIAL PLENA 6,00

Redação Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com.br)

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*