MENOR DE IDADE: INSTALAÇÃO INTERATIVA COM TEATRO É OPÇÃO GRÁTIS PARA CRIANÇAS NA CAIXA CULTURAL

Kyra Piscitelli, do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com)  

"Shtim-Shlim". Foto: Renato Mangolin.
“Shtim-Shlim”. Foto: Renato Mangolin.

SÃO PAULO –  A partir de 1º de outubro o público que for até a Caixa Cultural na Praça da Sé em São Paulo será convidado a ouvir histórias, além de assistir a um espetáculo percorrendo os cenários repletos de tapetes e grandes objetos confeccionados com tecidos coloridos. A instalação combinada de outras atividades é um projeto do grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias. A programação é grátis.

Dois projetos estarão no Caixa Cultural Viagem pelo Mundo Através das Histórias e o inédito Shtim Shlim – O Sonho de um Aprendiz. Há 18 anos, o grupo, capitaneado por Cadu Cinelli e Warley Goulart, usa linguagens multidisciplinares para seus trabalhos.

Batalha de magia
Shtim Shlim – O Sonho de um Aprendiz estreou em 2014 e já passou pelas cidades de Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza. Desde sua estreia já recebeu o selo de espetáculo recomendado pelo CEPETIN (Centro de Pesquisa e Estudo do Teatro Infantil), e os Prêmios de melhor espetáculo e melhor cenário pelo 10º Prêmio Zilka Sallaberry.

O fio condutor da instalação é a história intitulada Em que se fala de uma criança que tem a lua na manga esquerda e o sol na manga direita,recolhida do livro Histórias dos Homens Livres, recontada por Hamadi, uma coletânea de contos tradicionais da cultura berbere, povo nômade localizado no norte da África. A narrativa apresenta a saga do jovem que busca se tornar mago e descobrir como exercer seus poderes com ciência, coragem e compaixão.

Shtim Shlim – O Sonho de um Aprendiz fica em cartaz de 1º de outubro a 27 de novembro, na Caixa Cultural São Paulo. A exposição interativa pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9 às 19 horas. As apresentações acontecem de 8 de outubro a 20 de novembro, sábado, domingo e feriado às 16 horas. O projeto também conta com duas oficinas: A Arte de Contar Histórias, com Inno Sorsy, de 4 a 7 de outubro, de terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e Ateliê de Histórias, com Warley Goulart, dias 12, 13, 19 e 20 de novembro, das 9 às 12 horas. No dia 22 de novembro, terça-feira, das 14 às 16 horas, acontece a Roda de Conversa.

Viagem Pelo Mundo Atraves das Historias. Foto: Renato Mangolin
Viagem Pelo Mundo Atraves das Historias. Foto: Renato Mangolin

Viagem pelo Mundo Através das Histórias
Criado e idealizado pelo grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, Viagem pelo Mundo Através das Histórias propõe às crianças e aos adultos, uma viagem por um mundo de fantasia onde a ambientação da instalação e a ações nela realizadas convidam a uma aproximação afetiva com as influências de culturas diversas na significação do mundo, utilizando a força da narrativa. A ambientação traz os delicados tapetes do acervo do grupo, com seus bordados a aplicações especiais, tecidos que se transformam em cenários para que bonecos de pano se transformem em personagens e possam viver nas palavras e mãos dos contadores e visitantes suas aventuras.

No espaço idealizado pelo grupo, todos podem tocar os tapetes e bonecos, contar e inventar narrativas, ou seja, brincar e viajar pelo mundo através das histórias.

Viagem pelo Mundo Através das Histórias fica em cartaz de 1º de outubro a 4 de dezembro, na Caixa Cultural São Paulo. A exposição interativa pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9 às 19 horas. As apresentações acontecem de 8 de outubro a 4 de dezembro, sábado, domingo e feriado às 11 horas. O projeto também conta com duas oficinas: Ateliê de Histórias, com Warley Goulart, dias 22, 23, 29 e 30 de outubro, das 9 às 12 horas e Ateliê de Histórias, com Cadu Cinelli, dias 3 e 4 de dezembro, das 9 às 16 horas (com uma hora de almoço). Uma Roda de Conversa acontece dia 15 de outubro, sábado, das 17 às 19 horas e uma Roda de Histórias acontece dia 3 de dezembro, sábado, das 17 às 19 horas.

Para roteiro:

VIAGEM PELO MUNDO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS

Abertura – Dia 1º de outubro, sábado, às 11 horas com contação de histórias por Cadu Cinelli e Andrea Pinheiro. Duração – 50 minutos. Livre. Grátis. Visitação – De 1º de outubro a 4 de dezembro, de terça-feira a domingo, das 9 às 19 horas. Espetáculo – De 8 de outubro a 4 de dezembro, sábado, domingo e feriado, às 11 horas. Duração – 50 minutos. Livre. Grátis (distribuição de senhas 30 minutos antes). Coordenação Geral – Cadu Cinelli. Curadoria – Cadu Cinelli, Helena Contente e Warley Goulart. Contadores de Histórias – Andrea Pinheiro, Cadu Cinelli, Edison Mego, Rosana Reátegui e Warley Goulart. Criação e Confecção das Obras em Exposição – Brasill: Cadu Cinelli, Edison Mego, Helena Contente e Warley Goulart do grupo Tapetes Contadores de Histórias e Oficina Cultural Unidade Vila Kennedy: Etiene Alves, Ezequiel Pereira dos Santos, Fernanda Silva Lemgruber, Juliana Gelmini, Luzitalma Rosa dos Santos Sobreira, Natália Vieira da Rocha, Silvana Ferreira e Solange dos Santos; França: Tarak Hammam; Peru: Norys Vásques e Projeto Manos que Cuentan: Rosana Reátegui, Maria Gutierrez, Maruja Santana, Elisabeth Morales e Julia Vicuña. Fotos – Renato Mangolin. Projeto Expográfico – Canoa de Papel e Handerson Oliveira. Cenotécnica– Marco Souza. Programação Visual – Felipe Braga. Textos – Cadu Cinelli e Warley Goulart. Tradução – Érica Alves e Andréa Pinheiro. Coordenação de Produção – Cacá Bordini. Produção Executiva – Cândida Monte. Produção Local – Cuca Dias e Bebel de Barros. Realização – Caleidoscópio Associação Cultural e Os Tapetes Contadores de Histórias.

 

Oficinas Ateliê de Histórias:

Com Warley Goulart – Dias 22, 23, 29 e 30 de outubro, sábado e domingo, das 9 às 12 horas. Inscrições – De 12 a 16 de outubro pelo e-mailoficina.tapetes@hotmail.com. Vagas – 25. Publico Alvo – a partir de 16 anos, estudantes, professores, publico interessado em contação de histórias. Local – Sala de Oficina (Caixa Cultural São Paulo).

Com Cadu Cinelli – Dias 3 e 4 de dezembro, sábado e domingo, das 9 às 16 horas (uma hora de almoço). Inscrições – De 24 a 28 de novembro pelo e-mailoficina.tapetes@hotmail.com. Vagas – 25. Publico Alvo – a partir de 16 anos, estudantes, professores, publico interessado em contação de histórias. Local – Sala de Oficina (Caixa Cultural São Paulo).

 

Roda de Conversa – Dia 15 de outubro, sábado, das 17 às 19 horas.Local – Galeria Florisbela (Caixa Cultural São Paulo). Publico Alvo – a partir de 16 anos, estudantes, professores, publico interessado em contação de histórias. Vagas – 35.

 

Roda de Histórias – Dia 3 de dezembro, sábado, das 17 às 19 horas.

 

SHTIM SHLIM – O SONHO DE UM APRENDIZ

Abertura – Dia 1º de outubro, sábado, às 11 horas com contação de histórias por Cadu Cinelli e Andrea Pinheiro. Duração – 50 minutos. Livre. Grátis. Visitação – De 1º de outubro a 27 de novembro, de terça-feira a domingo, das 9 às 19 horas. Espetáculo – De 8 de outubro a 20 de novembro, sábado, domingo e feriado, às 16 horas.Duração – 50 minutos. Livre. Grátis (distribuição de senhas 30 minutos antes). Coordenação Geral – Cadu Cinelli. Curadoria – Cadu Cinelli e Warley Goulart. Direção – Inno Sorsy. Dramaturgia – Cadu Cinelli, Edison Mego, Inno Sorsy, Rosana Reátegui e Warley Goulart. Colaboração Dramatúrgica – Luciana Zule. Atores/Confecção Cenográfica –Cadu Cinelli, Edison Mego, Rosana Reátegui e Warley Goulart. Concepção Cenográfica – Cadu Cinelli. Cenografia – Os Tapetes Contadores de Histórias.Direção de Arte – Warley Goulart. Supervisão Cenográfica – Analu Prestes. Assistente de Costura – Natália Vieira da Rocha. Figurinos – Cadu Cinelli e Warley Goulart.Músicas e Paisagem Sonora – Serge Erège. Iluminação – João Batista. Mediadora em arte/educação – Gente Arteira. Fotos – Renato Mangolin. Programação Visual – Felipe Braga. Projeto Expográfico – Handerson Oliveira. Tradução – Andréa Pinheiro. Coordenação de Montagem – Iuri Wander. Direção de Produção – Cacá Bordini.Produção Executiva – Expressão Criação e Produção Cultural. Produção Local – Cuca Dias e Bebel de Barros. Realização – Os Tapetes Contadores de Histórias e Caleidoscópio Associação Cultural.

 

Oficina A Arte de Contar Histórias:

Com Inno Sorsy – De 4 a 7 de outubro, de terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas. Inscrições – pelo e-mail oficina.tapetes@hotmail.com. Vagas – 25. Publico Alvo – a partir de 16 anos, estudantes, professores, publico interessado em contação de histórias. Local – Sala de Oficina (Caixa Cultural São Paulo).

Oficina Ateliê de Histórias:

Com Warley Goulart – Dias 12, 13, 19 e 20 de novembro, sábado e domingo, das 9 às 12 horas. Inscrições – De 12 a 16 de outubro pelo e-mailoficina.tapetes@hotmail.com. Vagas – 25. Publico Alvo – a partir de 16 anos, estudantes, professores, publico interessado em contação de histórias. Local – Sala de Oficina (Caixa Cultural São Paulo).

 Roda de Conversa – Dia 22 de novembro, terça-feira, das 14 às 16 horas. Local – Galeria Florisbela (Caixa Cultural São Paulo). Publico Alvo – a partir de 16 anos, estudantes, professores, publico interessado em contação de histórias. Vagas – 35.

CAIXA CULTURAL SÃO PAULO – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP). Telefone – (11) 3321-4400. Capacidade – 75 lugares. Acesso para pessoas com deficiência. Patrocínio – Caixa Econômica Federal.

 

 

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*