Pamela Duncan, para o Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – Para nós artistas sempre é um mistério o publico- aceitação, gosto, longevidade de uma obra. Dois espetáculos permanentemente em cartaz na cidade nos fazem pensar que é possível uma obra ter 10 anos em cartaz sempre com bom publico ,passando gerações –, caso dos espetáculos Ilha do Tesouro e Pedro e o Lobo.
O que os sustenta? Mídia? Crítica? Estrelinhas? Pode ser tudo junto ou não! No caso, são dois espetáculos cheios de magia, encantamento, pesquisa e muita seriedade dos criadores, entregando o melhor de si para as crianças e seus acompanhantes.
Assisti os dois e me encantei pelas propostas, diferentes, mas com base comum: os pais também adoram participar e estar junto. Bem acabados, bons atores , trilha e cenários caprichados, ótimos diretores. Fazem a alegria de quem participa levando literatura, música erudita e o melhor que nós temos: o amor à arte, estando diretores e atores totalmente integrados com a proposta.

Pedro e o Lobo, tem direção musical e trilha de Jamil Maluf que introduz as crianças ao universo da musica clássica, o que faz a diferença na obra que está em cartaz no Teatro Folha, pioneiro em criar público para espetáculos para crianças com obras de qualidade .Isser Korik sempre apostou neste seguimento e criou já seu publico que acompanha cada estreia e avalia com sua presença os espetáculos. Muito publico estrangeiro que vem visitar a cidade aposta em assistir as peças em cartaz no Teatro Folha.
O Ilha do Tesouro, no Teatro do Centro da Terra, uma instalação performática envolvente para pais e filhos que não tem limite de idade: todos querem brincar do “faz de conta”. as crianças e seus acompanhantes adultos.
Me lembrei da minha infância quando meus pais visitaram o Panamá e nos levaram a conhecer a trilha do Pirata Morgan que fugiu com bolsas de moedas de ouro, lá pelos anos 1690. A experiência foi inesquecível!!.Eu estava pisando na terra do Pirata Morgan.
As duas peças com excelente publico. Conversei com as pessoas -escutei, que todos tinham chegado só porque tinha recomendação de “alguém”: escola, vizinha, parente, opinião na internet, daí buscaram no jornal ou site para embarcar na diversão plena que as obras proporcionam.Ai pensei, o fundamental e determinante ainda é o “boca à boca”, não adianta, isto é antigo mas está aí para nos mostrar que estas simples palavras são mais fortes que qualquer avaliação da mídia.
Porque o título “O sonho não acabou”? Espetáculos assim, nos fazem pensar que, paralelo à chegada das novas mídias, celulares, TVs, youtube, pessoas, crianças, ainda tem espaço para se encantar e assustar ao vivo com bruxas, fadas ou piratas “malvados”e é este sonho infantil e que nos mantém ainda muito humanos acreditando em utopias e num mundo mais poético.
O Ilha do tesouro– teatro Centro da Terra
Direção Ricardo Karman
Rua Piracuama 19 perdizes
Pedro e o Lobo
Direção Fernando Anhé
Shopping pátio Higienópolis Av Higienopolis 618
Teatro Folha 17h30min horas