MENOR DE IDADE: TRUPE DUNAVÔ REESTREIA PREMIADO ESPETÁCULO “REFUGO URBANO” NO ESPAÇO PARLAPATÕES

Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com)

"Refugo Urbano". Foto/crédito: Patrícia Nagano
“Refugo Urbano”. Foto/crédito: Patrícia Nagano

SÃO PAULO – A Fábula Refugo Urbano entra em curtíssima temporada, no Espaço Parlapatões, na Praça Roosevelt, de sábado a domingo, às 17h, de 5 a 27 de março. O espetáculo da Trupe DuNavô conta a história de dois palhaços que se encontram na cidade e têm que conviver, mesmo vindos de universos diferentes. Com brincadeira circenses e uso de objetos descartáveis, a Trupe ganhou na categoria Sustentabilidade do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem em 2015. A atriz Gabi Zanola foi indicada como melhor atriz ao mesmo prêmio.

Refugo Urbano estreou no Centro Cultural São Paulo, em 2015. A temporada chegou a lotar a sala Jardel Filho (a maior do Centro Cultural São Paulo, com cerca de 320 lugares). Tanto é, que o espetáculo foi eleito pelos leitores do Guia da Folha, como melhor espetáculo infantil de 2015.

"Refugo Urbano". Foto/crédito: Patrícia Nagano
“Refugo Urbano”. Foto/crédito: Patrícia Nagano

Para a execução desse projeto, a trupe contou com um time tarimbado do teatro. Entre os parceiros, estão nomes como Ronaldo Aguiar, recentemente premiado por seu trabalho em Simbad – O Navegante, que atuou como preparador corporal, contribuindo para que o espetáculo buscasse com maior intensidade os movimentos e brincadeiras circenses. Outro convidado especial do projeto foi o ator Rani Guerra, do Grupo Esparrama, que atuou como responsável pela preparação de boneco.

O responsável pela dramaturgia é Nereu Afonso, que já atuou como professor de teatro, na conceituada escola de Philippe Gaulier e no Conservatório de Arte Dramática de Champigny-sur-Marne (França). E quem assina a direção é Suzana Aragão, que já trabalhou com nomes como Teatro da Vertigem, atuou no espetáculo Folias Galileu com direção de Dagoberto Feliz, no Galpão do Folias, dirigiu espetáculos da Cia. Orbital, Núcleo Dois Tempos de Teatro,  Grupo de Teatro da Universidade São Judas e, atualmente, é Formadora Residente da SP Escola de Teatro no curso de Humor.

 

A HISTÓRIA DA TRUPE!

A Trupe DuNavô, formada por Gabi Zanola, Renato Ribeiro e Gis Pereira, nasceu em abril de 2010 dentro do Programa de Formação de Palhaços para Jovens (PFPJ – dos Doutores da Alegria). Desde então, a Trupe se consolidou e se apresentou em diversos espaços importantes na cena paulista de teatro.

A Trupe DuNavô tem como objetivo difundir sua pesquisa para além do estereótipo coletivo do palhaço bonitinho e ingênuo, brincando em qualquer lugar, a qualquer hora e de várias formas, desbravando o caminho do ser Palhaço hoje.

Em 2014, a Trupe usou suas experiências com intervenções urbanas, para a criação de seu primeiro espetáculo autoral: Refugo Urbano. O espetáculo teve uma temporada de sucesso no Centro Cultural de São Paulo, o que rendeu 2 indicações ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem: melhor atriz e prêmio sustentabilidade, ao qual ganhou. Refugo Urbano agradou também o público, que através de uma votação, o elegeu como Melhor Espetáculo Infantil de 2015 – Guia Folha.

Em 2015, participaram, a convite do Grupo Esparrama, da intervenção o Herói Torto, criado especialmente para a temporada Esparrama Amigos pela Janela, que aconteceu no Minhocão, em São Paulo. Renato Ribeiro e Gabi Zonola, que são da Trupe, integraram o elenco de Minhoca na Cabeça, outro sucesso em conjunto com o Grupo Esparrama.

 

Mais informações na página da Trupe Dunavô no facebook: www.facebook.com/DuNavo.

 

 

SINOPSE – REFUGO URBANO
Dois mundos excêntricos, caos e ordem, ligados pela ação da transformação.

Dois seres intrigantes e complexos. Claudius é organizado, comedido e cuidadoso. Pamplona é vibrante, emocional, e guarda consigo um universo único debaixo de seus sacos plásticos e papelões.
Eles não se conhecem… ainda! Porém juntos, descobrirão o que há de mágico na trágica crueza das ruas.

A Trupe DuNavô apresenta-nos uma história de sentimentos, humanidade, sonhos, amor… e palhaços!
Com intervenções circenses e brincadeiras entre dois palhaços, que acabam por construir o seu ambiente, com objetos descartados.

Temporada: de 05 a 27 de março – Aos sábados e domingos, às 17h00
Duração: 55 minutos
Local: Teatro Parlapatões

Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação, São Paulo – SP – (11) 3258 4449

Classificação: Livre
Ingressos: R$ 30,00 inteira / R$ 15,00 meia-entrada
Meia Entrada: Aposentados, Idosos acima de 60 anos, moradores da Praça Roosevelt , estudantes, professores rede publica , classe artística.

Os ingressos podem ser adquiridos no site: www.ingressorapido.com.br (sujeito à taxa de conveniência)

Ponto de Venda Sem Taxa de Conveniência: Teatro Parlapatões

Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação, São Paulo – SP

Horário de Funcionamento: Terça a Domingo das 16:00 as 21:00.