Meu Amigo Hélio

Luis Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil

Ainda nos veremos, Helinho

Eu lembro com precisão a noite em que Hélio Bracellos Jr e eu nos aproximamos. Era uma noite fria de junho de 2004 e nós dois, jurados do Prêmio Açorianos de Teatro, fomos assistir a uma montagem gaúcha de Medusa de Rayban, texto de Mário Bortolotto. A partir daquele momento, começou uma amizade que terminou no dia 28 de março, quando Hélio, prematuramente, nos deixou.

Nestes sete anos de convivência, Hélio e eu muito gargalhamos ao telefone, assistindo espetáculos ou simplesmente conversando.

Tínhamos várias afinidades. Adorávamos teatro, telenovelas antigas e pornochanchadas. Portanto, nossas conversas versavam tanto sobre o livro do Lehmann e seu Teatro Pós-Dramático, como sobre o novo espetáculo que Denis Derkian fazia em São Paulo.

Além disso, tive em Hélio um grande incentivador para o meu trabalho. Desde que ingressei no Mestrado da USP, em 2005, até o lançamento do meu livro no ano passado, ele sempre foi de uma generosidade ímpar comigo,me reservando um belo espaço no Jornal do Comércio.
Agora, eu preciso reinventar a vida sem ele.Que triste isso.

Fica a lembrança da sua doçura e, principalmente, da sua deliociosa gargalhada, que quem teve o privilégio de ouvir, jamais vai esquecer.

Obrigado, Meu Querido Amigo

Helio Barcellos Jr. escreveu sobre Bárbara Heliodora

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*