Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – Antes de ser crítico teatral e jornalista especializado na área, tenho o teatro em meu DNA, o que me faz um entusiasta quando assisto a um espetáculo potente, vibrante, feito Mantenha Fora do Alcance do Bebê que fica em cartaz, de graça, só até amanhã na sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo (CCSP). O primeiro dos textos vencedores do I Edital de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos (CCSP – 2014). o de Silvia Gomez, merece nossa mais sincera reverência e nos enche de otimismo em relação ao futuro da dramaturgia brasileira.

Silvia não é exatamente uma novata, no começo dos anos 2000 ela despontou como promessa com O Céu Cinco Minutos Antes da Tempestade, primeira direção a chamar atenção do, hoje consagrado, Eric Lenate, também diretor da montagem. E a sintonia autor X diretor se confirma como em perfeita sintonia: o realismo fantástico proposto por Silvia Gomez com o filhote de lobo criado pela Assistente Social, levando à fuga do comum ao cotidiano, é potencializada pela encenação de Lenate que coloca o Lobo onipresente, armando o cenário, fazendo as vezes de um contrarregra/ narrador onisciente.
O elenco formado por Anapaula Csernik, Débora Falabella, Diego Dac e Jorge Emil tem interpretações vibrantes, seguras, entusiástica. Entretanto é a força que Débora coloca em sua personagem, uma mulher que vibra ansiedade por todos os poros e deseja adotar um bebê para dar sentido a sua vida, que tinge com as cores mais densas a nós espectadores.

As falas da personagem de Falabella ironizam a sociedade de consumo a que estamos imersos e funde o processo de adoção à escolha das características de um produto que se vai comprar. O comportamento “politicamente correto” também é colocado na berlinda quando a personagem de Débora insiste no comportamento adequado de ambas na entrevista de adoção, como se esse comportamento fosse um modelo a ser seguido.
Apesar dos ingressos estarem esgotados, vale à pena enfrentar a fila de espera e tentar assistir Mantenha Fora do Alcance do Bebê, porque os deuses do teatro passaram por ali.
MOSTRA DE DRAMATURGIA EM PEQUENOS FORMATOS CÊNICOS DO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO apresenta MANTENHA FORA DO ALCANCE DO BEBÊ Estreia 13 de junho, sábado, às 21 horas, na Sala Jardel Filho do CCSP. Texto – Silvia Gomez. Direção, Cenografia e Adereços – Eric Lenate. Elenco – Débora Falabella, Anapaula Csernik, Jorge Emil e Diego Dac. Assistência de Direção– Janaína Afhonso. Assistência de Cenografia – Saulo Santos. Figurinos e Adereços – Rosângela Ribeiro. Iluminação e Adereços – Alini Santini. Mascareiro – Fábio Pinheiro. Direção de Palco – Diego Dac e Saulo Santos. Trilha Sonora, Sonoplastia e Engenharia de Som – L.P. Daniel. Projeto Gráfico – Laerte Késsimos. Fotos de Cena e Vídeos – Leekyung Kim. Direção de Produção – Ricardo Grasson. Produção Executiva – Cícero de Andrade e Ricardo Grasson. Assistente de Produção – Fran Ferraretto e Felipe Costa. Realização – Centro Cultural São Paulo. Produção – Gelatina Cultural Produções Artísticas. Idealização – Sociedade Líquida. Ilustração – Adriana Komura. Duração – 80 minutos. Indicado para maiores de 14 anos. Temporada – Sextas-feiras e sábados às 21 horas e domingos às 20 horas. GRÁTIS – retirada de ingressos com uma hora de antecedência. Até AMANHÃ.
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO – Sala Jardel Filho – Rua Vergueiro, 1000 –Estação de metrô Vergueiro – Fone 3397-4002. Bilheteria – abre uma hora antes do espetáculo. Capacidade – 321 lugares. Acesso para deficientes físicos. www.centrocultural.sp.gov.br