Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

Julio Zanotta Vieira é um dos dramaturgos mais representativos do Rio Grande do Sul. Suas criações no início da década de 1980. Tornaram-se antológicas no teatro gaúcho. Vencedor do Prêmio Funarte de Dramaturgia 2003, este texto inédito de Julio Zanotta Vieira chega aos palcos sob a direção de Camilo de Lélis. Milkshakespeare, com estreia dia 11 de junho, às 20h, é um espetáculo que foi concebido especialmente para o palco do Arena. A temporada será nas sextas, sábados e domingos, sempre às 20h.
A montagem da Cia. Teatral Face & Carretos vem acompanhada da volta do encenador Camilo de Lélis com suas criações. Caracterizado por uma contínua renovação e busca pela diversidade, tanto de autores, como de linguagem e estilo de espetáculos, a Cia propõe uma história que traz de volta à vida o personagem William Stanley, que assegura ser o verdadeiro autor das peças atribuídas a William Shakespeare, e está disposto a tudo para fazer sua autoria ser reconhecida.
No elenco estão quatro atores: Eduardo Mendonça, Felipe de Paula, Juliana Kussler e Renata de Lélis.
Em cena Sir William Stanley, o verdadeiro autor das obras de Shakespeare, sai da tumba na companhia de seu criado James Byron disposto a encontrar o vil cavalariço para um acerto de contas. Entre lápides caídas e mausoléus, Sir William Stanley e James Byron se deparam com as tumbas de William Burroughs, William Blake, Lady Macbeth, Ofélia, Hamlet e Thelonius, o monge negro. Em meio a uivos de lobo, gárgulas e colunas de pedra, Sir William Stanley fica sócio de Thelonius numa cadeia de fast-food, a McDuncan’s. É atrás de um balcão do McDuncan’s que a vingança de Stanley se consolida.
William Stanley (6º Conde de Derby) é citado por determinados estudiosos como o verdadeiro autor das obras de William Shakespeare. Um dos principais argumentos desta tese é um par de cartas do ano de 1599 escritas pelo jesuíta espião George Fenner, com a informação que Derby está “ocupado escrevendo peças para atores em comum”.
O texto de Júlio Zanotta Vieira vem ao encontro dessa tese polêmica, propondo uma mistura de célebres personagens shakespearianos, fast-food, humor e uma atmosfera que procura remeter o espectador aos filmes de Tim Burton.
Ficha técnica:
Texto: Júlio Zanotta Vieira
Direção: Camilo de Lélis
Elenco: Eduardo Mendonça, Felipe de Paula, Juliana Kussler e Renata de Lélis
Iluminação: Maurício Moura
Cenário: Marco Fronckowiak
Trilha: Bebeto Alves
Produção: E2 Entretenimento e Felipe de Paula
Realização: Cia Teatral Face e Carretos
Serviço:
De 11 de junho a 25 de julho
Teatro de Arena – Rua Borges de Medeiros, 835 – Centro – Porto Alegre
Sexta a domingo, às 20h
Ingresso: R$ 20
50% de desconto para estudantes, idosos, classe artística e titular e acompanhante Clube ZH