SANTOS* – Terceiro país mais populoso de língua espanhola, com grande biodiversidade e vasta diferenças étnicas, a Colômbia – também conhecida pela guerra ao narcotráfico (quem nunca ouviu falar em Pablo Escobar ou no Cartel de Medelín), pelas desigualdades sociais e um contingente de cidadãos desaparecidos e assassinados que, como bem pontuou o Diretor Regional do SESC SP, aproxima o país do nosso histórico – é o país homenageado da quinta edição do Mirada. O Festival Ibero Americano de Artes Cênicas começa hoje, com a apresentação de Labio de Liebre, do Teatro Petra.
Vítimas e algoz se encontram, de maneira bastante inusitada, para um acerto de contas em Labio de Liebre, escrita e dirigida por Fabio Rubiano Orjuela, com o colombiano Teatro Petra. Uma família que foi assassinada por Salvo Castello (vivido por Fabio Rubiano Orjuela), passa a assombrá-lo agora, que ele se encontra exilado, para que ele sofra o que a família sofreu.
Seguindo a trilha de seu conterrâneo Gabriel García Márquez, Labio de Liebre se utiliza do realismo fantástico para narrar sua história que, segundo escreveu Fábio Rubiano em El Espectador (LEIA A MATÉRIA), coloca a questão das vítimas e de seus algozes sem tomar partido de nenhum. Rubiano afirma também que nesse espetáculo, que busca perambular entre o drama e o humor negro, “o assassino mais cruel chora e justifica que o que fez foi por convicção de poderia mudar seu país”.
Além de Labio de Liebre, o Teatro Petra apresenta Cuando Estallan Las Paredes e Souvenir Asiatico.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO MIRADA 2018.
Labio de Liebre | Teatro Petra
75 min
14 anos (contém cenas de nudez)
Texto e direção: Fabio Rubiano Orjuela
Elenco: Marcela Valencia, Liliana Escobar, Jacques Toukhmanian, Ana María Cuellar, Mauricio Santos e Fabio Rubiano
Direção de Arte: Laura Villegas
Composição musical e desenho de som: Camilo Sanabria
Iluminação: Adelio Leiva e Leonardo Murcia
Cenografia: Henry Alarcón
Comunicação: Teatro Petra – Liliana Escobar
Produtor Executivo: Daniel Alvarez Mikey
*Michel Fernandes viajou à convite do SESC SP