Mistero Buffo re-estreia com a magia do circo e histórias bíblicas

Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com.br)

Foto Carlos Gueller
Foto Carlos Gueller

SÃO PAULO – Depois de apresentações no SESI da Avenida Paulista e viagens no ano passado, o grupo de teatro La Mínima re-estreia Mistero Buffo em São Paulo. A peça entra em cartaz no Teatro Eva Herz, sábado (9), às 21 horas. Texto: Dario Fo. A direção é de Neyde Veneziano, especialista na obra do autor. . Direção musical: Marcelo Pellegrini. A concepção cenográfica é de Domingos Montagner. Inês Sacay assina o figurino e Wagner Freire é o responsável pela iluminação. Elenco: Domingos Montagner, Fernando Sampaio e Fernando Paz (músico e ator ). Ator Stand-in: Edgar Bustamante:(Em virtude da participação do ator Domingos Montagner na novela Salve Jorge).

 

O texto do italiano Dario Fo critica a exploração da fé, com humor e a utilização de técnicas circenses.

A dupla de atores interpreta 20 personagens (mendigos, ladrões, cegos, loucos e mortos), inspirados em passagens bíblicas.

São quatro histórias que falam das tragédias humanas e promovem reflexões sobre a ganância, a fome, exploração e a pobreza, são elas: A Ressurreição de Lázaro, O Cego e o Paralítico, O Louco e a Morte e O Louco aos pés da Cruz. Em todas elas a figura de Jesus está presente.

A linguagem é popular, característica dos trabalhos do La Mínima, e o conteúdo da obra de Fo é adaptado para a

Carlos_Gueller
Carlos Gueller

realidade brasileira, com o uso de gírias urbanas e cosmopolitas nos diálogos.

Entre um fato e outro narrado, os atores introduzem informações sobre o que será encenado, assim como os jograis  medievais, através dos quais representantes do povo contavam à população as principais injustiças sociais.

Com música executada  ao vivo, Mistero Buffo chama a atenção pela qualidade do texto e pela habilidade dos atores em contar as histórias com muita graça e realizando movimentos circenses com desenvoltura..

Ficha Técnica:

Direção: Neyde Veneziano.

Elenco: Domingos Montagner, Fernando Sampaio e Fernando Paz.  Ator Stand-in: Edgar Bustamante

Tradução: Neyde Veneziano e André Carrico.

Direção mímica: Álvaro Assad.

Direção musical: Marcelo Pellegrini.

Cenografia: Domingos Montagner.

Figurino: Inês Sacay.

Adereços: Maria Cecília Meyer.

Iluminação: Wagner Freire.

Concepção: La Mínima.

Serviço:

Mistero Buffo

Teatro Eva Herz. Sabados às 21h; domingos às19h.R$60. 14 anos. Estreia 09/03.

Unidade: Conjunto Nacional. Endereço: Av. Paulista, 2073 – Bela Vista – São Paulo/SP

Duração: 75 minutos. Faixa etária: Recomendado para maiores de 14 anos.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*