Montagem com atrizes trans abre a IV mostra de dramaturgia em pequenos formatos cênicos do CCSP

SÃO PAULO – Depois de três edições de sucesso, o Centro Cultural São Paulo apresenta as montagens dos textos vencedores do quarto edital da Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos a partir de 18 de maio, sexta-feira, às 21 horas, com a estreia de As 3 Uiaras de SP City, texto de Ave Terrena Alves, direção de Diego Moschkovich e elenco formado pelos atores Danna Lisboa, Diego Chilio, Maria Emília Faganello, Sophia Castellano e Verônica Valenttino.

Em As 3 uiaras de SP City, Miella e Cínthia e (interpretadas pelas atrizes trans Danna Lisboa e Verônica Valenttino) moram em SP City, onde trabalham em salões de cabeleireira, fazem programa e performam em boates. Elas decidem fazer um show musical, conseguem agendar a primeira apresentação e para viabilizar a infraestrutura tentam se associar a Valéria, militante feminista. Porém a Operação Rondão, comandada pelo delegado Rochetti, agrava a já violenta realidade das travestis/mulheres trans e prostitutas da região – entre a década de 80 e a atualidade – com prisões e agressões.

Material histórico vira dramaturgia
A dramaturga Ave Terrena Alves conta que a necessidade de resgatar a memória de travestis e mulheres trans que circulavam pelo centro da capital de São Paulo surgiu durante a pesquisa do Laboratório de Técnica Dramática – LABTD, do qual é integrante, sobre o relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV), publicado em 2014. O relatório também serviu de base para a peça O Corpo que o Rio Levou (2017), que foi o seu primeiro experimento de investigação do material histórico. Para 2019, a dramaturga e o diretor preparam junto ao LABTD o texto de Bombas sobre São Paulo, mais um espetáculo sobre o tema, fechando assim uma trilogia.

Mostra do CCSP
O segundo espetáculo da mostra que sobe aos palcos em 15 de junho é Buraquinhos ou O Vento é Inimigo do Picumã (dramaturgia  de Jhonny Salaberg e direção de Naruna Costa); e, em 19 de julho, Necropolítica encerra o evento com texto de Marcos Barbosa e direção de Aury Porto.

MOSTRA DE DRAMATURGIA EM PEQUENOS FORMATOS CÊNICOS DO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO apresenta AS 3 UIARAS DE SP CITY – Estreia dia 18 de maio, sexta-feira, às 21 horas, no Espaço Cênico Ademar Guerra. Dramaturgia – Ave Terrena Alves. Direção – Diego Moschkovich. Elenco – Danna Lisboa, Diego Chilio, Maria Emília Faganello, Sophia Castellano e Verônica Valenttino. Músicos – Felipe Pagliato, Gabriel Barbosa e Victória dos Santos. Cenografia e Iluminação – Wagner Antonio. Figurino – Diogo Costa. Vídeo – Luciana Ramim. Produção – Bia Fonseca, Iza Marie e Lucas Cândido. Recomendação etária – 12 anos. Duração – 90 minutos. Ingressos – R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada). Temporada – Até 10 de junho. Sexta-feira e sábado às 21 horas e domingo às 20 horas. Realização – Centro Cultural São Paulo.

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, estação de metrô Vergueiro. Tel: (11) 3397-4002. Acesso para deficientes físicos. Dispõe de restaurante e café; não dispõe de estacionamento ou local para fumantes. Clique aqui para mais infos

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*