Michel Fernandes*, do Aplauso Brasil ( Michel@aplausobrasil.com.br )

COTIA – Até o próximo domingo (18), espetáculos e processos cênicos do Projeto Ademar Guerra serão apresentados na Mostra de Teatro. Na abertura do evento na tarde da última quinta-feira (15) o coordenador geral do Projeto Aldo Valentim, agradeceu a todos os participantes, inclusive os representantes ( 82 grupos de 80 cidades do interior paulista são atendidos pelo programa) que não apresentam trabalhos, e aos parceiros do projeto criado em 1997 pela Secretaria de Estado da Cultura e chamou, entre outros, ao palco o curador artístico Sergio Ferrara, que deixou claro as bases que regem seu trabalho: fomentar a pesquisa.
O Grupo da Ilha Solteira inaugurou a Mostra dos processos de trabalhos e, assim como observado por Sergio Ferrara optou por editar o processo demonstrado. Ao priorizar partes menos interessantes comprometeu o trabalho. Sergio disse ter sentido falta da pesquisa cênica realizada com as caixas que se transformavam em seres animados ou objetos artísticos.
Faltou o diálogo entre o que foi apresentado pela Cia. de Teatro Desde Amanhã e o público, evidenciando apenas a redundância na abordagem do tema proposto: o tempo na vida das pessoa.
A apresentação de Transitórios em processo não se configura em um fracasso para o grupo. É importante ressaltar que os mesmos mostraram um trabalho em processo, portanto sujeito a alterações. Creio que um grupo ao se expor perante qualquer plateia deve anotar os comentários e, em lugar de desanimar quando as observações são negativas, pode buscar alternativas para transformar o processo, ou seja, deglutir as informações recebidas e colocar em ação o que interpretou delas,contando sempre com o aporte do profissional orientador, no caso Antônio Ginco.
*Michel Fernandes viajou a convite do Projeto Ademar Guerra