MOSTRA LATINO-AMERICANA DE TEATRO DE GRUPO CHEGA À SUA DÉCIMA EDIÇÃO

Fernando Pivotto, para o Aplauso Brasil (fernando@aplausobrasil.com)

Ledores no Breu (Cia do Tijolo) Foto Alécio César (11) net netSÃO PAULO –  Com espetáculos nacionais e internacionais, intercâmbio entre companhias, leituras dramáticas e lançamento do projeto Placca (Plataforma de Cooperação Cultural e Artística), a mostra promoverá um total de 52 interações com o público, todas gratuitas, até 8 de novembro.

Com iniciativa da Cooperativa Paulista de Teatro e apoio da Petrobras, da Secretaria Municipal de Cultura e do PROAC-Editais, a Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo completa dez edições, traçando um panorama da produção artística contemporânea latino-americana.

Entre os convidados estão coletivos do Chile (Tryo Teatro Banda, com La Expulsión de Los Jesuitas), Argentina (El Bachin Teatro, com Fidel-Fidel. Conflicto en La Prensa), Equador (Grupo de Teatro Malayerba, com Instrucciones Para Abrazar El Aire) e de Cuba (Compañia Galiano 108, com La Virgen Triste), além dos nacionais Grupo Carmin; Grupo Engasga Gato; Coletivo Estopô Balaio de Criação, Memória e Narrativa; Motosserra Perfumada; OPOVOEMPÉ; Cia Nova de Teatro; A Digna Companhia e Cia do Tijolo, que abre a mostra com Ledores no Breu.

Continuando a intenção da edição anterior, de pulverizar a Mostra pela cidade, em 2015 ela ocupará não só pontos centrais (como o Centro Cultural São Paulo e a SP Escola de Teatro), mas também apresentará atividades nos trens da CPTM, em quatro CEUS, no Instituto Pombas Urbanas e no Centro Cultural da Juventude.

Outro destaque da décima edição é o lançamento da Plataforma de Cooperação Cultural e Artística, projeto voltado aos associados da Cooperativa Paulista de Teatro cujo objetivo é compartilhar itens artísticos e culturais – de figurinos antigos a aulas de tai-chi-chuan. Os modos de partilha são definidos pelos próprios interessados, mas se dá, normalmente, por doação, empréstimo, troca e locação a preço de custo. Lançado recentemente em Campinas, o projeto agora chega à capital, a fim de ampliar as possibilidades de interação entre os cooperados.

Maiores informações sobre a programação da Mostra e a plataforma PLACCA podem ser obtidas no site da Cooperativa, http://www.cooperativadeteatro.com.br/.