Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com)
SÃO PAULO – A ideia da mostra + Sentidos é trazer espetáculos reconhecidos pela qualidade e produzidos por artistas com e sem deficiência. Apresentadas numa mostra única levam ao debate sobre a produção e o consumo da arte por todas as pessoas. Participarão 11 grupos e solistas do Brasil, Portugal e Escócia. São 12 montagens, sendo quatro inéditas em São Paulo. O evento acontece no Teatro Sérgio Cardoso, de 10 a 27 de outubro e todas as apresentações terão recurso de acessibilidade comunicacional.
A mostra + SENTIDOS faz parte das ações realizadas pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias da Cultura e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para promoção da acessibilidade comunicacional em museus, teatros, espetáculos e eventos. Por isso, todas as apresentações terão recursos de audiodescrição, legendagem e libras.
“Com a mostra + SENTIDOS, abordamos outro aspecto da acessibilidade em cultura, que é o protagonismo da pessoa com deficiência na criação artística”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo.
A programação inclui o espetáculo Corpo sobre Tela, de Marco Abranches, artista com paralisia cerebral que se inspira na obra de Francis Bacon para discutir questões como autonomia, singularidade e sensações. Já a Quasar Cia de Dança apresenta NoSingular, coreografia com a participação do público que, desta vez, terá acesso ao vídeo para ensaio na internet com legendas e audiodescrição.
O evento recebe ainda três grupos vindos do Reino Unido para a última semana da programação, parte da mostra UNLIMITED – Arte sem Limites, maior programa voltado à produção de trabalhos realizados por artistas com deficiência, lançado em 2009 pelo Comitê de Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres 2012.
Arte em debate
A mostra conta também com um ciclo de debates chamado + Sentidos para a arte e para a plateia, que ocorre no dia 15 de outubro, com consultoria realizada pela pesquisadora e professora do Instituto de Artes da Unicamp, Cássia Navas.
O debate acontece com a mediação da doutora em Educação e professora do Curso de Dança da Universidade Anhembi Morumbi, Ana Terra, e conta com a com a participação de Estela Lapponi, artista com deficiência causada por um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorrido há 15 anos, a consultora do Encontro Cássia Navas, e a jornalista e atriz Kátia Fonseca, artista com deficiência.
Com ingressos no valor de R$ 10 e alguns espetáculos com entrada franca, as atrações ocupam todos os espaços do Teatro Sérgio Cardoso, incluindo o Saguão, a Sala Paschoal Carlos Magno e a Sala Maior. Para acompanhá-las, o público terá à disposição todos os recursos de acessibilidade como audiodescrição, legendagem, tradução simultânea em libras e programas em Braille.
Leis de incentivo e acessibilidade
O programa promove ainda o lançamento de um edital do ProAC – programa de incentivo à cultura, com o objetivo de tornar diversas apresentações culturais mais acessíveis a pessoas com todo tipo de deficiência.
Para ver toda a programação da mostra +Sentidos, clique aqui.