Mostra Sinisterra 70 Anos tem todas as atividades gratuitas

Redação do Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

O dramaturgo espanhol José Sanchis Sinisterra

Chega ao fim a Mostra 70 Anos Siniesterra, que homenageia o dramaturgo espanhol José Sanchis Sinisterra, com mesa redonda com o autor, palestra, leitura dramática e duas apresentações do monólogo Vacío, com o argentino Mario Vedoya, inédito no Brasil (Sábado, 26, 21h, e domingo, 27. 19h). Abaixo segue a programação.

Dia 24/6, quinta

21h – Apresentação do processo das oficinas e mesa-redonda com José Sanchis Sinisterra, a física e astrofísica Isadora Migliori, a terapeuta sistêmica Mirza D’Nobre

Indicação etária: 12 anos. Grátis.

__________________
Dia 25/6, sexta

21h – Palestra com o fotógrafo Mauro Restiffe seguida da leitura de “De Tigres”, com Veridiana Toledo e Marcelo Galdino.

O fotógrafo Mauro Restiffe é um artista que, como Sinisterra e o Instituto Capobianco /Teatro da Memória, evoca a identidade cultural, construindo-a dia-a-dia, através de registros subjetivos sobre o comum, o cotidiano, o coletivo, o qual finalmente identificamos como a Nossa Memória. Mauro Restiffe provoca reminiscências políticas, históricas, de forma a torná-las presentes, ou transportar-nos ao passado. A sensação é realmente de provocação, nada explícito, a trajetória está num sistema concebido para que o público a vivencie.

Sinopse da leitura: Texto do livro Teatro Menor, compilação de obras curtas de Sinisterra, De Tigres apresenta um diálogo entre um instrutor e um aprendiz em uma lição de arco e flecha. Enquanto um tenta que o outro relaxe e aprenda a posição certa para atirar, desenvolvem uma estranha conversa, e o aluno jura ouvir rugidos de tigres no final do corredor. Indicação etária: 12 anos. Grátis.

__________________

Dia 26/6, sábado

21h – Apresentação do monólogo “Vacío” (inédito no Brasil), com o ator argentino radicado na Espanha Mario Vedoya, seguida de conversa com o ator. Direção de José Sanchis Sinisterra.

Sinopse: Num palco vazio, o ator Mario Vedoya apresenta três monólogos: Vacío, La Puerta e Presencia.  Sem história, os textos apresentam reflexões sobre o fazer teatral, calcados na tríade ator-personagem-público.

Autor: José Sanchis Sinisterra. Diretor: José Sanchis Sinisterra. Com Mario Vedoya. Tradução (Presença e Discronia): Daniela De Vecchi. Duração: 60 min. Indicação etária: 12 anos. Grátis.

__________________

Dia 27/6, domingo

19h – Apresentação da peça “Vacío” e encerramento.

Para roteiro:

capobianco Mostra 70 anos SinisterraDe 8 a 27 de junho, no Instituto Cultural Capobianco. Classificação etária: 12 anos. Capacidade: 100 lugares.

INSTITUTO CULTURAL CAPOBIANCO – Rua Álvaro de Carvalho, 97 – Centro – Fone: (11) 3237-1187. Horário de funcionamento: das 14h às 22h. www.institutocapobianco.org.br. Ar condicionado e acesso para deficientes.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*