Movimento e dança na periferia de São Paulo

Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com.br)

Cia Diversidança - Do Âmago do meu SER - Foto de Erick Diniz
Cia Diversidança – Do Âmago do meu SER – Foto de Erick Diniz

SÃO PAULO – O 4º Circuito Vozes do Corpo reúne espetáculos de dança e intervenções urbanas. O evento acontece entre os dias 18 e 30 de junho, no Ninho Sansacroma e no SESC Santo Amaro. As atividades são todas gratuitas.

O público acompanhará uma programação composta de espetáculos de diversas companhias, debates, discussões, formação e qualificação artística com profissionais especializados divididos em quatro etapas: Mostra Local, Intervenções Urbanas, Mostra Interna, Solos Duos e Trios. O principal objetivo do evento é estender o processo transformador com a meta de criar um novo olhar para a sociedade e também para os moradores do bairro. E porque não, uma visão diferente do cenário cultural do bairro para o público que participa do cenário cultural de outras regiões da cidade. Gruadualmente, o Circuito Vozes do Corpo está conseguindo intensificar junto aos moradores do bairro a percepção de que a dança contemporânea tem a ver com o seu dia-a-dia, apesar da opinião geral ditar que ela é subjetiva e distante de sua realidade.

Mostra trará Encontros de Formação

Fragmentos Coreográficos Clube da turma
Fragmentos Coreográficos Clube da turma

Trata-se da realização de seis encontros, coordenados por profissionais que atuam no cenário artístico paulistano, no formato de ‘WORKSHOP’ e

‘Laboratório’ com a duração de 4h cada encontro, dando ênfase à prática e à reflexão, objetivando capacitar e qualificar os estudantes e profissionais de dança da região e de outras localidades. Também gratuitos, essas especializações trarão ensinamentos de Produção de Vídeo para Dança, Iluminação de espetáculos, Concepção coreográfica e Dança Contemporânea.

 

Programação

1ª semana – WORKSHOPS DE DANÇA

 

Terça-feira,  18 de junho de 2013

Workshop “ILUMINAÇÃO”, com André Boll

Local: SESC Santo Amaro, das 18h30 às 21h30

Entrada franca

 

O workshop oferece ao interessado uma introdução teórico-prático das relações espaço/luz; dramaturgia/atmosfera e da iluminação no espetáculo cênico. Referências estéticas e de estilos. Apresenta os recursos e tecnologias de iluminação disponíveis na atualidade. Noções básicas para a elaboração e execução de planos de luz. André Boll é Iluminador há 23 anos, assinou mais de 100 projetos em mais de 5 países.

 

Quinta-feira – 20 de junho de 2013

Workshop “PRODUÇÃO DE VÍDEO EM DANÇA”, com Osmar Zampieri

Local: Ninho Sansacroma, das 18h30 às 21h30

 

O Vídeo Maker Osmar Zampieri tem 24 anos de carreira e trabalhou para companhias como a Cisne Negro (SP), Cia de Dança do Palácio das Artes (BH), Ballet Stagium (SP), Staats Theater de Kassel (Alemanha) e Balé da Cidade de São. Neste workshop o público vai compartilhar suas experiências de pesquisa de imagem e movimento do corpo e da câmera.

 

Sexta-feira  –  21 de junho de 2013

Workshop “PLANETARY DANCE”, com Pegge Vissicaro (EUA)

Local: Ninho Sansacroma, das 18h30 às 21h30

 

A norte americana Pegge Vissicaro vem ao Brasil para falar sobre a “Dança Planetária”, um conceito desenvolvido pela também americana Ana Halprin, projeto já realizado em várias partes do mundo. Pegge vai explicar os princípios que dão base para o evento realizado sempre na primavera e que envolve comunidades inteiras ao redor do mundo para unir  preocupações a respeito de problemas globais, vida espiritual à “dança com um propósito”, ou seja, a dança realizada com objetivo de trazer a cura dos males humanos e a paz mundial.

 

Sábado –  22 de junho de 2013

Workshop “COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA”, com Ana Teixeira

Local: SESC Santo Amaro, das 10h às 13 horas

 

Neste workshop a professora e pesquisadora, doutora em comunicação e semiótica (PUC) Ana Teixeira dialoga com os participantes sobre como a composição coreográfica pode modificar o entendimento de espaço e a forma como ela modifica a percepção do bailarino. A partir desta questão, Ana analisa obras de distintos movimentos artísticos, nacionais e internacionais, buscando compreender o pensamento de corpo que elas promovem nas suas danças. Ana Teixeira é professora do curso de Comunicação das Artes do Corpo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP).

 

Workshop “ELABORAÇÃO DE PROJETOS”, com Solange Borelli

Local: Ninho Sansacroma, das 16h às 19 horas

A elaboração de um projeto é essencial tanto para a solicitação de apoios e patrocínios a instituições públicas e a empresas, como também para a produção de uma atividade artístico-cultural. O proponente, ou seja, o responsável pelo projeto, deve ter o cuidado de indicar, sempre de maneira clara e objetiva, que atividade pretender realizar, como, quando e onde ela irá acontecer, quem a desenvolverá e quanto custará. Este workshop visa capacitar agentes culturais, artistas e produtores, assim como a informá-los sobre formas e possibilidades existentes de financiamento da cultura, oferecendo orientações básicas para elaboração de projetos. Solange Borelli é produtora cultural, Mestre em Artes pela UNICAMP, Sócia Fundadora da  RADAR CULTURAL Gestão e Projetos

 

Domingo  –  23 de junho de 2013

MOSTRA LOCAL NO NINHO SANSACROMA

 

Espetáculo: ‘INSTANTES COREOGRÁFICOS’ , da Cia. Diversidança

Classificação: livre

Duração: 20 minutos

Local: Ninho Sansacroma

Horário: 18h

Local: Ninho Sansacroma

Sinopse: No novo espetáculo da companhia o jogo é o fio condutor que dita o ritmo das coreografias, onde cada uma delas recebeu um nome inspirado de acordo com os naipes de jogos de mesa: o Ás, o Duque  e o Terno.

Ficha Técnica

Direção e Concepção Geral: Rodrigo Cândido, Coreógrafo: Rodrigo Cândido, Intérpretes: Alessandro Saldanha, Marcelino Dutra, Rodrigo Cândido e Vinícius Borges

 

Espetáculo: “FRAGMENTOS COREOGRÁFICOS”, da cia. Clube da Turma M’Boi Mirim

Classificação: Livre

Duração: 36 minutos

Local: Ninho Sansacroma

Horário:  18h20

Sinopse:  O espetáculo é inspirado em diversas situações do dia-a-dia e mostra o que essas experiências podem acrescentar em nossas vidas. A companhia transforma em movimento coreográfico sensações como paixão, frustração e despedida.

 

Ficha Técnica

Direção Geral e concepção coreográfica: Rodrigo de Lima Figurino: Social Bom Jesus

Espetáculo: “NÃO DÁ PÉ”, da Cia. Saída de Emergência

Classificação: Livre

Duração: 40 minutos

Local: Ninho Sansacroma

Sinopse: O espetáculo mergulha no universo de como algo pequeno para alguns pode ser tornar grande para outros alterando o rumo da vida de muitas pessoas. Como elementos de pesquisa a Cia. utilizou o filme “Bicho de Sete Cabeças”

 

Ficha técnica
Direção: Mazé Soares Coreografias: Mazé Soares  e elenco Elenco: Adriana Peixoto, Alessandro Saldanha, Alex Guimarães, Ana Brandão, Bárbara Santos, Bruno Feliciano, Camila Odara, Felipe Santana, Harrison Rodrigues, Jayne Fortunato, Jeniffer Mendes, Lucas Lopes, Munique Mendes, Patrícia Sousa, Priscila Santana, Thiago Silva.

 

 

2ª semana

 

Terça-feira  –  25 de junho de 2013

Workshop: ‘LABORATÓRIO: INTERVENÇÕES URBANAS NA PERIFERIA’ – Vivência, Prática e Debate, com Clarice Lima

Local: Ninho Sansacroma e SESC Santo Amaro  – das 16 às 19h

 

Proposta de Compartilhamento baseada na criação da performance “Árvores”, realizada em vários pontos das ruas de São Paulo onde os bailarinos ficavam de cabeça para baixo pelo tempo que aguentassem. Árvores foi um exercício do desejo de permanência, invertendo o espaço e questionando o tempo. Até quando o corpo aguenta? O workshop questiona como podemos nos relacionar com a cidade a partir de uma experiência.

 

MOSTRA INTERNA – SESC SANTO AMARO E NINHO SANSACROMA           

Espetáculo: ‘NIGREDO’ – Cia. MAURICIO DE OLIVEIRA & SIAMESES

Classificação: Livre

Duração: 50 minutos

Horário: 20h

Local: SESC Santo Amaro

Sinopse:  A criação da companhia paulistana Mauricio de Oliveira & Siameses traz como inspiração a cultura tradicional brasileira do Reisado, desviando-a para outros universos imaginários. O espetáculo transita pelo Nigredo, estado que, para a psicologia alquímica, significa a morte espiritual consciente, momento de transformação ou autêntica putrefação de antigos padrões habituais de comportamento.

Ficha técnica

Concepção e dramaturgia: Mauricio de Oliveira e Bergson Queiroz Direção e Coreografia: Mauricio de Oliveira Criação de Objetos: Duda Paiva e André Mello Desenho de Luz: Aline Santini Operação de Luz: Aline Santini Cenografia: David Schumaker Cenotécnico : Antonio Oliveira Trilha Sonora: Tato TabordaFigurino: Adriana Hitomi e Pedro Ivo Costa Programação visual e Ilustrações: Alessandro RomioIntérpretes: Andre Liberato, Ivan Bernardelli, Marcela Pinho, Marina Salgado, Mauricio de Oliveira, Natacha Takahashi e Vagner Cruz Direção de Produção: Tanza Produções – Alessandra Herszkowicz

Quarta-feira  –  26 de junho

 

Espetáculo: ‘MOTO SENSÍVEL’ – Cia. HÍBRIDA (RJ)

Classificação: 18 anos

Duração: 60 minutos

Horário: 20h

Local: SESC Santo Amaro

Sinopse: Nesta segunda parte da trilogia iniciada com o espetáculo Estéreos Tipos, que tem como tema “Hip Hop e Fragilidade”, três pontos formaram e aprofundaram a base da pesquisa para o espetáculo: o uso do gesto na cultura Hip Hop, a repetição como base para transformação e  a busca por outras formas de composição coreográfica para esta linguagem.

 Ficha Técnica
Concepção e direção: Renato Cruz Assistente de direção, preparação corporal: Aline Teixeira Produção Executiva: Steffi Vigio Intérpretes criadores: Aline Correa, Cleiton Gonçalves, Igor Maurício, Marlon Lopes, Natan Rodrigues, Renato Cruz, Yuri de Moraes Colaboração: Marise Reis e Paulo AzevedoIluminação: Gil Santos Operação de luz: Leandro Machado Trilha Sonora: Leonardo Miranda Cenografia: Thiago Christensen Fotografia: Rodrigo Buas Design Gráfico: Isabela Schubert

 

Quinta-feira  –  27 de junho

MOSTRA INTERNA – NINHO SANSACROMA

Espetáculo: ‘FUI EDUCADA PELA IMAGINAÇÃO’ – CIA CORPOCENA 

Classificação: Livre

Duração: 60

Horário:  15h

Local: Ninho Sansacroma

Sinopse: O espetáculo constrói uma poética cênica não linear sobre o universo das brincadeiras infantis, num jogo entre memória e imaginação dos criadores-intérpretes, levando à cena brincadeiras conhecidas e outras inventadas em composição com pequenas histórias de medo, heroísmo e fantasia.

 

Ficha Técnica

Direção e dramaturgia: Valquiria Vieira Criadores intérpretes: Flávia Blanco Lira, Rafael de Souza e Valquiria Vieira Músicas originais: Rafael de Souza Trilha sonora:Cia. Corpocena e Renata Roman Figurinos: Cristiane Santos Desenho de luz: Décio Filho Fotografia: Thiago Ventura Idealização e realização: Cia. Corpocena da Cooperativa Paulista de Teatro.

 

SOLOS, DUOS E TRIOS

Espetáculo: “TODAS AS TARDE” – Silvia Geraldi Cia. de Dança

Classificação: Livre

Duração:  50 min

Horário:  20h

Local: Ninho Sansacroma

Sinopse:  Livremente inspirado na obra “La Invención de Morel”, do escritor argentino Adolfo Bioy Casares, o espetáculo trata do dilema de como se aproximar de alguém nos dias de hoje, questionando se os velhos costumes e mitos românticos perderam seu valor.

Ficha Técnica

Direção: Mariana Muniz. Intérprete-criadora: Silvia Geraldi.

 

Sexta-feira –  28 de junho

INTERVENÇÃO URBANA

Espetáculo: “REGRA DE TRÊS” – Corpo Rastreado

Classificação: Livre

Duração:  45 minutos

Horário:  17h

Local: Metrô Capão Redondo

Sinopse:  Performers invadem o espaço público, cada qual realizando uma função distinta. Um deles se move sem parar, articulando a multiplicidade de estímulos que a cidade emite em uma dança fragmentada. A outra fala ininterruptamente em um microfone e narra tudo que vê pela frente.

Ficha Técnica

Criação: Luísa Nóbrega, Karime Nivoloni e Valeska Figueiredo Performers: Karime Nivoloni, Valeska Figueiredo e Mariana Molinos Produção: Corpo Rastreado

 

Espetáculo: “OCORRÊNCIAS” – Núcleo Entretanto

Classificação: 12 anos

Duração:  40 minutos

Horário:  20h

Local: Ninho Sansacroma

Sinopse: O corpo é um boletim de ocorrências ambulante. Com esse conceito, o solo do bailarino Wellington Duarte investiga a potência criminal da cena. Para inspirar as coreografias, o bailarino usa o corpo humano como metáfora: o hormônio é assaltado por duas moléculas na calada da noite, hemácias desrespeitam a velocidade permitida no ventrículo esquerdo, o pesadelo é pego em flagrante extorquindo sonhos..

 

Ficha Técnica

Concepção-Interpretação: Wellington Duarte Direção Geral: Luiz Päetow Iluminação-Música-Cenografia: Luiz Päetow Fotografia: Silvia Machado Designer Gráfico: Daniel Fagundes e Luiz PäetowAssistente Administrativo: Donizeti Mazonas Assistente de Produção: Maíra Silvestre Produção Executiva: Vanessa Lopes / INdependente

Realização: Núcleo Entretanto, da Cooperativa Paulista de Teatro

Sábado  – 29 de junho  

Workshop “Dança Contemporânea”, com Robson Lourenço

Local: SESC Santo Amaro, das 10h00 às 13h00

 

O encontro visa ensinar os fundamentos de movimento desenvolvidos por Dóris Humphrey e José Limón, dois artistas que desenvolveram modos de relacionar o corpo com a gravidade. Robson Lourenço foi bailarino do Balé da Cidade de São Paulo por 15 anos. Saltos em espiral e as quedas coreografadas são questões a serem abordadas.

 

SOLOS, DUOS E TRIOS

Espetáculo: “FRÁGIL DESCONFORTO” (Pré-estreia), de Bruna Petito e Marina Salgado

Classificação: Livre

Duração:  40 minutos

Horário:  20h

Local: Ninho Sansacroma

Sinopse: O espetáculo retrata o universo onde habitam duas mulheres. As coreografias trazem suas histórias, dúvidas e sonhos. Durante um conflito entre as duas personagens, surgem suas incertezas, fragilidades e potencialidades.

 Ficha Técnica

Direção, coreografia e interpretação: Bruna Petito e Marina Salgado Direção teatral/Provocadora:Marcela Sena  Trilha Sonora: Chrlstel Veraart Desenho de luz: Mirella Brandi Figurino: Adriana HitomiPreparação corporal/treinamento de Aikido: Christiana Penna Direção de produção: Tanza Produções

Espetáculo: “IMAGEM COMO AUSÊNCIA”, de Marcus Moreno

Classificação: Livre

Duração:  40 minutos

Horário:  20h30

Local: Ninho Sansacroma

Sinopse: livremente inspirado na obra de Jackson Pollock (1912-1956), pintor americano pioneiro do expressionismo abstrato, a coreografia traz o corpo como propulsor de questionamentos. O espetáculo promove reflexões sobre os espaços vazios e o silêncio presente nas coisas.

 

Domingo – 30 de junho 

MOSTRA INTERNA

Espetáculo: “OUTRAS PORTAS, OUTRAS PONTES” (pré-estreia)

Classificação: Livre

Duração:  60 minutos

Horário:  20h

Local: Ninho Sansacroma

Sinopse: O foco central de abordagem estética do espetáculo é a criação da imagem do pássaro Sansacroma como forma feminina, trazendo à tona a pesquisa corporal realizada por cada intérprete no processo de pesquisa sobre as 10 mulheres moradoras do bairro do Capão Redondo. A partir desse tema, a Cia. cria um universo singelo, poético e com uma carga de protesto sobre as diversas formas de “apartheid” que a humanidade viveu e ainda vive, revelando traços da história do bairro e sua atualidade.

Ficha Técnica
Direção Geral e Concepção: Gal Martins Direção Coreográfica: Yáskara Manzini Interpretes Criadores: Rafael Edgar, Tamires Ballarini, Thaís Antunes, Renato Alves, Bárbara Santos, Alex Guimarães e Thiago Silva Participação Especial: Luamim Martins Preparação Corporal:Valéria Mattos, Robson Lourenço e Yaskara Manzini Ensaiador: Thiago Silva Trilha Sonora:Cláudio Miranda, Zinho Trindade e Mc Gaspar Projeto de Luz: Alex Guimarães Operação de Luz e Som: Bruno Feliciano Texto: Allan da Rosa Figurino e Adereços:Mariana FarcettaDireção de Produção: Selene Marinho Produção: Radar Cultural Assistência de Produção: Renato Alves Coordenação de Formação de Público: Valéria Ribeiro Estagiária de Formação de Público: Tamisa Betina Fotos: Jonatha Cruz

 

 

Serviço

Circuito Vozes do Corpo

18 a 30 de junho de 2013

Locais:

Ninho Sansacroma: Rua Dr. Luis da Fonseca Galvão, 248, Parque Maria Helena, São Paulo/SP. (100 m do metrô Capão Redondo – Linha Lilás). Tel: 11 5511 0055 / ninhosansacroma@gmail.com

Sesc Santo Amaro: R. Amador Bueno, 505 – Santo Amaro  São Paulo, 04752-005
(11) 5541-4000

Entrada Franca

Informações para a imprensa

Lau Francisco

Tel: (11) 2548-1448 e 98807-6467

assessorialau@gmail.com

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*