SÃO PAULO – O espetáculo Museu das pequenas Coisas com texto e atuação de Lilian Guerra, direção de Cida Almeida e animação de Ana Luisa Anker estreia em 7 de agosto na Casa Teatro de Utopias, na Lapa, em curta temporada de um mês, sempre às quartas-feiras, às 20h30.
A peça narra a trajetória de uma mulher que busca refúgio de um conflito num cais de porto e vê no oceano que se abre a sua frente à possibilidade de um horizonte redentor. Uma metáfora do mundo contemporâneo em uma narrativa estilizada a respeito das mazelas do humano em busca da felicidade.
Fragmentos poéticos acerca da alienação com o intuito de provocar reflexão sobre os fatos perturbadores que se passam por “normais” num contexto de individualismo exacerbado inserido numa sociedade de consumo imediatista.
Museu das Pequenas Coisas surgiu a partir do entrelaçamento da escrita e da linguagem de teatro de objetos. O conto “O Bordado” e poemas de autoria da atriz Lilian Guerra (ex-integrante do Núcleo Trecos e Cacarecos) e sua incursão e experiência de uma década com a linguagem do Teatro de Objetos foi sendo concebida uma colagem de cenas cuja reflexão apontava “a corda bamba” em que estamos inseridos enquanto projeto de civilização.
Com a artista Cida Almeida (Clã Estúdio das Artes Cômicas), convidada para a direção do espetáculo e que também assina a dramaturgia, costurou-se, durante o processo de ensaios, uma narrativa sensível e poética sobre uma mulher que foge de um estado de guerra, e na beira de um cais, espera um barco que lhe levará do local de conflito para um “horizonte promissor”. Sua história é contada através de seus objetos/memórias que compõem sua vida, guardados numa mala-baú.
Complementando a encenação, a peça recebeu a contribuição da artista multimídia Ana Luiza Anker que através de animações e vídeos criados para o espetáculo, interferem com estas mesmas imagens em momentos precisos (projetadas no cenário) pontuando o micro e o macrocosmo onde se observa estes descartes de afetos e coisas.
FICHA TÉCNICA
TEXTOS E POEMAS
LILIAN GUERRA
DRAMATURGIA E DIREÇÃO
CIDA ALMEIDA
ATRIZ
LILIAN GUERRA
PREPARAÇÃO CORPORAL
MARIANA TAKUES
ANIMAÇÕES E VÍDEO
ANA LUIZA ANKER
CENOGRAFIA E FIGURINO
KARINE LOPES
ILUMINAÇÃO
REBEKA TEIXEIRA
OPERAÇÃO DE LUZ
GUSTAVO VIANNA
OBJETOS LUMINOSOS
CLEITON BARS E GUSTAVO VIANNA
SONOPLASTIA
GABRIEL GUERRA PIRES E LIGIA FERRAZ
LOCUÇÃO SE SERVIÇO
DOUGLAS SOARES
ASSESSORIA DE IMPRENSA
ADRIANA MONTEIRO
PRODUÇÃO EXECUTIVA
VANDA DANTAS
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO
DAN MOOZ
COORDENAÇÃO GERAL
LILIAN GUERRA
O espetáculo compartilhou seu processo de criação em novembro de 2018 numa ocupação artística de cinco sessões na Sala Carlos Miranda – Complexo de Artes da Funarte São Paulo.
Além das apresentações foram realizdas três ações formativas para a plateia –uma aula espetáculo sobre teatro de objetos, uma roda de conversa sobre o tema do espetáculo – ruptura e criatividade com a mediação da psiquiatra convidada Regina Almeida e uma roda de conversa com o público que assistiu a uma das cinco apresentações acolhendo o feedback da plateia.
Serviço:
MUSEU DAS PEQUENAS COISAS, ESPETÁCULO SOLO DE TEATRO DE OBJETOS DE LILIAN GUERRA
Estreia dia 7 de agosto de 2019 no espaço cultural – Casa Teatro de Utopias
Rua Duílio, 46 na Lapa.
Quartas-feiras do mês de agosto sempre ás 20h30.
R$ 40,00 e R$ 40,00.
Reserve seu ingresso por telefone ou WhatsApp 9 4109-3191 e retire na bilheteria até 30 minutos antes do horário do espetáculo.
Aceitamos cartões para pagamento.
A bilheteria abre duas horas antes do início do espetáculo.
Duração – 60 minutos
Indicação – 12 anos
Capacidade – 60 lugares