“Museu das Pequenas Coisas” traz solo e trabalho com Teatro de Objetos de Lilian Guerra

SÃO PAULO – O espetáculo Museu das pequenas Coisas com texto e atuação de Lilian Guerra, direção de Cida Almeida e animação de Ana Luisa Anker estreia em 7 de agosto na Casa Teatro de Utopias, na Lapa, em curta temporada de um mês, sempre às quartas-feiras, às 20h30.

A peça narra a trajetória de uma mulher que busca refúgio de um conflito num cais de porto e vê no oceano que se abre a sua frente à possibilidade de um horizonte redentor. Uma metáfora do mundo contemporâneo em uma narrativa estilizada a respeito das mazelas do humano em busca da felicidade.

Fragmentos poéticos acerca da alienação com o intuito de provocar reflexão sobre os fatos perturbadores que se passam por “normais” num contexto de individualismo exacerbado inserido numa sociedade de consumo imediatista.

Museu das Pequenas Coisas surgiu a partir do entrelaçamento da escrita e da linguagem de teatro de objetos. O conto “O Bordado” e poemas de autoria da atriz Lilian Guerra (ex-integrante do Núcleo Trecos e Cacarecos) e sua incursão e experiência de uma década com a linguagem do Teatro de Objetos foi sendo concebida uma colagem de cenas cuja reflexão apontava “a corda bamba” em que estamos inseridos enquanto projeto de civilização.

Com a artista Cida Almeida (Clã Estúdio das Artes Cômicas), convidada para a direção do espetáculo e que também assina a dramaturgia, costurou-se, durante o processo de ensaios, uma narrativa sensível e poética sobre uma mulher que foge de um estado de guerra, e na beira de um cais, espera um barco que lhe levará do local de conflito para um “horizonte promissor”. Sua história é contada através de seus objetos/memórias que compõem sua vida, guardados numa mala-baú.

Complementando a encenação, a peça recebeu a contribuição da artista multimídia Ana Luiza Anker que através de animações e vídeos criados para o espetáculo, interferem com estas mesmas imagens em momentos precisos (projetadas no cenário) pontuando o micro e o macrocosmo onde se observa estes descartes de afetos e coisas.

FICHA TÉCNICA

TEXTOS E POEMAS

LILIAN GUERRA

DRAMATURGIA E DIREÇÃO

CIDA ALMEIDA

ATRIZ

LILIAN GUERRA

PREPARAÇÃO CORPORAL

MARIANA TAKUES

ANIMAÇÕES E VÍDEO

ANA LUIZA ANKER

CENOGRAFIA E FIGURINO

KARINE LOPES

ILUMINAÇÃO

REBEKA TEIXEIRA

 

OPERAÇÃO DE LUZ

GUSTAVO VIANNA

OBJETOS LUMINOSOS

CLEITON BARS E GUSTAVO VIANNA

SONOPLASTIA

GABRIEL GUERRA PIRES E LIGIA FERRAZ

LOCUÇÃO SE SERVIÇO

DOUGLAS SOARES

ASSESSORIA DE IMPRENSA

ADRIANA MONTEIRO

PRODUÇÃO EXECUTIVA

VANDA DANTAS

ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO

DAN MOOZ

COORDENAÇÃO GERAL

LILIAN GUERRA

 

O espetáculo compartilhou seu processo de criação em novembro de 2018 numa ocupação artística de cinco sessões na Sala Carlos Miranda – Complexo de Artes da Funarte São Paulo.

Além das apresentações foram realizdas três ações formativas para a plateia –uma aula espetáculo sobre teatro de objetos, uma roda de conversa sobre o tema do espetáculo – ruptura e criatividade com a mediação da psiquiatra convidada Regina Almeida e uma roda de conversa com o público que assistiu a uma das cinco apresentações acolhendo o feedback da plateia.

Serviço:

MUSEU DAS PEQUENAS COISAS, ESPETÁCULO SOLO DE TEATRO DE OBJETOS DE LILIAN GUERRA

Estreia dia 7 de agosto de 2019 no espaço cultural – Casa Teatro de Utopias

Rua Duílio, 46 na Lapa.

Quartas-feiras do mês de agosto sempre ás 20h30.

R$ 40,00 e R$ 40,00.

Reserve seu ingresso por telefone ou WhatsApp  9 4109-3191 e retire na bilheteria até 30 minutos antes do horário do espetáculo.
Aceitamos cartões para pagamento.
A bilheteria abre duas horas antes do início do espetáculo.

Duração – 60 minutos

Indicação – 12 anos

Capacidade – 60 lugares

 

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*