“Nefelibato” fez sessão especial para pessoas em situação de rua

SÃO PAULO – Está em cartaz em São Paulo, na Cia Teatro da Revista (na Santa Cecília), a peça Nefelibato. O espetáculo conta a história de Anderson,  que depois de ter suas economias confiscadas no início da década de 1990 pelo plano Collor, perder um ente querido e um grande amor, vai morar nas ruas. 

“Pessoa que busca se esquivar da realidade; quem vive nas nuvens” é o significado da palavra Nefelibato. E é este ‘sentimento’ de olhar de fora, as vivências, as reflexões e as loucuras de se viver ‘fora’ da sociedade que fazem a trama do espetáculo.

A direção é de Fernando Philbert e a supervisão de Amir Haddad, o texto de Regiana Antonini e traz Luiz Machado interpretando o personagem principal, Anderson. Para conseguir equilibrar suas emoções, o personagem transforma o palco em picadeiro, fazendo as vezes de mestre de cerimônias, malabarista, equilibrista, palhaço e domador.

No dia 13 de setembro, sexta-feira, às 15h, a produção do espetáculo fez uma sessão especial para um público que conhece bem a realidade de Anderson. Em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social, houve  uma apresentação para moradores em situação de rua, selecionados em abrigos da capital. Após o espetáculo, houve um debate sobre o assunto.

As pessoas em situação de rua lotaram a Cia da Revista, emocionaram-se e muitos pisaram em um teatro pela primeira vez. Um dos presentes, o seu Carlos de 66 anos, depois de aparecer em reportagem da Globo sobre a apresentação, foi procurado pela família, que não o via há três  anos.

Luis já tinha tido essa iniciativa numa outra vez, mas se surpreendeu com a repercussão, presença e participação dos presentes. Para ele, a identificação com o personagem e o recado de esperança revelado pelos moradores de rua são sinal de missão cumprida!

Alguns dados: segundo dados públicos da Prefeitura Municipal de São Paulo, o número de pessoas em situação de rua na capital paulista cresceu 25% nos últimos três anos – em 2015, estatísticas apontavam 15,9 mil pessoas habitando nas ruas.

Nefelibato

Temporada: de 7 de setembro a 6 de outubro de 2019, sábados às 21h, domingos às 19h

* no dia 22 de setembro não haverá sessão

Local: Teatro da Cia da Revista – Alameda Nothmann, 1135 – Santa Cecília

Duração: 60 minutos | Classificação: 14 anos (indicado para maiores de 2 anos)

Ingresso: R$ 40 (inteira)

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*