Neyde Veneziano dirige LaMínima em comédia de Dario Fo

Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)

"Mistero Buffo" - foto de Carlos Gueller

SÃO PAULO – Duas potências no quesito teatro cômico brasileiro, a diretora Neyde Veneziano e a trupe LaMínima (que celebra 15 anos de existência), encontram-se a partir de amanhã juntas em peça do italiano Dario Fo (leia-se Fó), Mistero Buffo, no Teatro Popular do SESI.

Num didatismo agradável, o público – parte dele disposto em arquibancadas armadas no palco que torna-se semi arena e dá o tom de espetáculo circense – recebe os atores-saltimbancos da companhia LaMínima, Domingos Montagner e Fernando Sampaio, acompanhados pelo ator convidado Fernando Paz que apresentam o que o público assistirá aquela noite, além de dizer de onde vem esse estilo teatral que Mistero Buffo representa: mistérios medievais tratados em tom satírico colhidos e transformados por Fo.

Episódios encontrados nas sagradas escrituras, como a ressurreição de Lázaro, tomam no texto dimensões de ácida crítica social.

"Mistero Buffo" - foto de Carlos Gueller

A forma com a qual Neyde estabelece a encenação se remete às artes populares, em que as capacidades múltiplas dos atores – eles tocam instrumentos, tem movimentação circense, entre outras – que são, também, palhaços dispostos numa pequena arena, dão exata possibilidade de adesão do publico.

LEIA TAMBÉM

Leia entrevista com Neyde Veneziano

Ficha Técnica

Concepção e Adaptação: LaMínima e Neyde Veneziano Direção:Neyde Veneziano Tradução: Neyde Veneziano e André Carrico Direção Musical: Marcelo Pellegrini. Cenografia: Domingos MontagnerFigurino: Inês Sacay Adereços: Maria Cecília Meyer Iluminação:Wagner Freire Produção Visual: Sato Assistência de direção: André Carrico Administração: Luciana Lima Produção: SESI-SP

Serviço

Local: Teatro do Sesi-SP, Av. Paulista, 1313 (Metrô Trianon-MASP) Fone: 11 3146 7406

Temporada: De 22 de março a 03 de junho, de quinta a  sábado, às 20h30 e domingo, às 20h.

R$ 10,00 e R$ 5,00 (sábados e domingos) – Entrada Franca (quintas e sextas-feiras)

OBS: Haverá bate-papo com o grupo nos dias 26/4, 04/5 e 10/5, sempre com início às 20h.

Recomendação: 14 anos

Duração: 75 minutos

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

1 comentário

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*