Luis Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

Na semana em que o grande autor santista, Carlos Alberto Soffredini, comemoraria seus 70 anos, a cidade de Santos poderá assistir à estreia de um de seus textos mais premiados, De Onde Vem o Verão, dirigido pela, também santista, Neyde Veneziano.
Soffredini começou a produzir textos teatrais em 1967, em Santos, enquanto fazia teatro no TEFFI – Teatro Escola da Faculdade de Filosofia. Dentre suas obras memoráveis destacam-se O Pássaro do Poente, Na Carrera do Divino (que teve notável encenação de Paulo Betti com o Pessoal do Victor), Vem buscar-me Que Ainda Sou Teu, Mais Quero Asno que me carregue que Cavalo que me Derrube. Para a TV escreveu novelas como Brasileiras e Brasileiros. A partir da obra de Soffredini, Luis Alberto de Abreu e Luiz Fernando Carvalho criaram a mini-série Hoje é dia de Maria.
Segundo Neyde Veneziano, “Soffredini, ao lado de Nelson Rodrigues e Plínio Marcos, está entre os maiores dramaturgos do Brasil. Sua obra representa poeticamente o povo brasileiro, com suas crenças, seus costumes e até suas safadezas, em dias quentes de verão”.
Para a diretora, “Soffredini levou para o teatro os seus vizinhos dos bairros santistas, tornando-os líricos e antológicos. A peculiar prosódia santista salpicada de frases estrambóticas surge nas deliciosas falas dos personagens como: “tu foi?…, tu viu?…, tu sabe como são as coisa?… bregada, viu?”
De Onde Vem o Verão mostra a história de Marlene (Renata Soffredini), uma costureira de vestidos de noiva que vê, de sua janela, o mundo se modernizar. Ao lado da mãe (Laura Lavorato), Marlene passa a viver um grande conflito. Pela janela, ela conhece Natalino (Daniel Meirelis), um pedreiro da obra que está sendo construída na frente de sua casa. E Marlene se apaixona.
A oposição de seus amigos Cacá (Márcio de Souza) e Alicinha (Fabíola Nascimento), somada à inesperada aparição da garota Magda (Bianca Soffredini), confunde a protagonista.
A partir daí, grandes emoções se desencadeiam e uma fantástica análise da alma feminina se desvenda no palco.
Este texto foi encenado pela primeira vez em 1991, em São Paulo, e ganhou o Prêmio Molière de Dramaturgia. Renata Soffredini, grande atriz e filha do autor, na época, já interpretava o papel de Marlene.
Renata Soffredini volta a Santos para viver Marlene. Ao lado de Neyde Veneziano, preparou o projeto e ofereceu oficinas para os atores santistas. Destas oficinas foi escolhido o elenco do espetáculo.
“Estou adorando trabalhar em Santos e ser dirigida por Neyde Veneziano. Fico muito feliz e agradecida por esta homenagem que a classe teatral santista está prestando ao meu pai. Meus companheiros de trabalho são ótimos e talentosos atores santistas!”, afirma Renata.
A premiada diretora Neyde Veneziano também volta a Santos para este trabalho que considera um dos mais importantes de sua carreira. Amiga de Soffredini, Neyde é doutora e livre docente em Direção Teatral pela USP e autora de vários livros. Atualmente Neyde está com dois trabalhos em cartaz em São Paulo e aposta no sucesso desta montagem santista.
De Onde Vem o Verão é um melodrama musical contemporâneo, explica a diretora. As músicas foram especialmente compostas pelos premiados Gustavo Kurlat e Ruben Feffer. Neste espetáculo, todos os atores cantam, sob preparação musical de Fernando Pompeu.
Os cenários de Alberto Camarero, em três planos, darão a ideia dos sonhos santistas de verão. E, como um bom melodrama, De Onde Vem o Verão promete fazer rir e chorar. E, acima de tudo, emocionar.
De Onde Vem o Verão
Autor: Carlos Alberto Soffredini
Direção: Neyde Veneziano
Elenco: Renata Soffredini e Talita Araújo (Marlene), Daniel Meirelis (Natalino), Laura Lavorato (Mãe), Márcio de Souza (Cacá), Fabíola Nascimento (Alicinha) e Bianca Soffredini (Magda).
Cenografia: Alberto Camarero
Figurinos: Alberto Camarero e Waldir Correia
Direção Musical: Gustavo Kurlat e Ruben Feffer
Preparador Vocal: Fernando Pompeu
Técnica Vocal: Rosangela Lima
Assistência de Direção: Ronaldo Fernandes
Produção Executiva: Miriam Vieira e Pamela Rocche
Realização: Governo do Estado de São Paulo, ProAC e Secretaria de Cultura de Santos
Produção: Núcleo EsTeP e Associação dos Artistas
Co-Produção: Mamute Filmes
Estreia: quinta-feira (08.10) às 21h00
Apresentações: 17 e 18, 28 e 29/10, às 21h00
Ingressos: Entrada Franca – Sujeito a lotação
Bilheteria: Teatro Guarany – Sala C. A. Soffredini (Praça dos Andradas, nº100)
Informações: 13 3219-3828