Nicole Marangoni realiza solo sobre luto na Sala Atelier da Aliança Francesa

SÃO PAULO – A atriz Nicole Marangoni, que pesquisa desde 2013 o teatro documental, estreia o solo Eu/Telma, com provocações cênicas de Evinha Sampaio, Janaína Leite, Naiene Sanchez e Rhena de Faria, no dia 20 de julho na Sala Atelier da Aliança Francesa. A peça explora os limites entre ficção e realidade e cria uma reflexão sobre os “tabus” do morrer.

O ponto de partida para a criação do solo foi uma oficina de atuação, da qual Nicole participou em 2013, enquanto passava pelo processo de luto por seu pai. Na ocasião, foi sugerido como estímulo de pesquisa para a atriz o desenvolvimento de uma personagem cuidadora de idosos. Desde então, Marangoni vem desenvolvendo uma narrativa ficcional (Telma) pautada por uma situação autobiográfica – os cuidados de fim de vida de seu pai.

O fio condutor da trama é a história de Telma, uma cuidadora de idosos que perdeu a mãe prematuramente e vive com seu pai, jardineiro. A dramaturgia e as cenas finais da peça são constituídas a partir de um diálogo entre depoimentos autobiográficos e ficcionais.

SINOPSE

O espetáculo mescla depoimentos ficcionais e autobiográficos que permeiam a temática da morte.  A partir de uma situação autobiográfica – os cuidados de fim de vida de seu pai, a atriz Nicole Marangoni, desenvolve a narrativa ficcional de Telma, uma cuidadora de idosos que perdeu a mãe prematuramente e vive com seu pai jardineiro.

 

FICHA TÉCNICA

Concepção geral e atuação: Nicole Marangoni

Provocações cênicas: Evinha Sampaio, Janaína Leite, Naiene Sanchez e Rhena de Faria

Iluminação: Yuri Cumer

Arte gráfica: Eramir Neto

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

 

SERVIÇO

Eu/Telma, com Nicole Marangoni

Sala Atelier-Aliança Francesa – Rua Gen. Jardim, 182 – Vila Buarque

Temporada: 20 de julho a 26 de agosto

 

Aos sábados e às segundas, 21h; e aos domingos, às 19h30

 

Ingressos:  R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada)

Classificação: 14 anos

Duração: 50 minutos

Informações: (11) 3572-2379

 

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*