Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (Michel@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – Ao longo da vida, aprendi que cada nó que, à primeira vista, parece indissolúvel, pode ser desatado com perseverança, trabalho e fé. A noite de ontem, no Theatro São Pedro – gentilmente cedido pelo Secretário de Estado da Cultura de São Paulo, Marcelo Mattos Araújo – será inesquecível para o teatro e para mim que descobri que tem amigos como os meus está pronto a desfazer quaisquer nós. Com desenvoltura e carisma de sobra, a talentosa atriz Bárbara Paz conduziu a cerimonia do 2º Prêmio Aplauso Brasil de Teatro reunindo artistas e público.

Um dos momentos de maior emoção foi o da premiação dos diretores Antunes Filho e José Celso Martinez Corrêa, figuras de proa na História do Teatro Brasileiro, que, em encontro inédito, subiram ao palco para receber, das mãos de Luíza Lemmertz (que já trabalho u com os dois), o 2ºPrêmio Aplauso Brasil de Teatro – homenagem especial.
Inesquecível momento para apaixonados por teatro encontrar dois artistas desse quilate que, leões incansáveis, continuam sua pesquisa estética, diferentes mas complementares, formando e difundindo seus conhecimentos.

Outra homenageada, uma homenagem surpresa, foi a atriz, diretora e escritora Nydia Lícia, uma das fundadoras do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em 1948, e com o ator Sérgio Cardos, com quem foi casada, a Cia. Nydia Lícia – Sérgio Cardoso. Autora das biografias de Raul Cortez (Prêmio Jabuti) e Célia Helena, Nydia foi minha professora na cadeira de Interpretação Vocal, no Teatro-escola Célia Helena onde, até hoje, ela ensina técnica vocal, disciplina e, sobretudo, respeito ao teatro. Agradeço a cada um de nossos colaboradores nessa cerimonia do 2ª Prêmio Aplauso Brasil de Teatro (CLIQUE AQUI PARA VER QUEM SÃO ELES), sobretudo ao estilista Mario Queiroz, que fez meu look; ao Secretário de Estado da Cultura de São Paulo, Marcelo Mattos Araújo e seu assistente Cássio Rodrigo Silva; à Ivam Cabral; à WTech e Script Films que fez a cobertura oficial em vídeo, e à Pixolé Calçados; à esplêndida condução de Bárbara Paz; aos anfitriões Robson Salvador, Cassiano Leonardo, Wellington Nogueira, Anderson Bueno, Fernando Castioni, Marici Salomão, Celso Curi, Ivan Parente, Iná de Carvalho, Luiza Lemmertz; ao maestro, diretor musical e pianista, Miguel Briamonte; e aos cantores Daniel Maia, Paula Capovilla, Samantha Caracante,Thiago Rodrigues e Wellington Nogueira.

Não faço o Aplauso Brasil sozinho, Afonso Gentil, Kyra Piscitelli, Luís Francisco Wasilewski, Maria Lúcia Candeias, Maurício Mellone, Nanda Rovere e Robson Salvador fazem o site pulsar e com a ajuda de Felipe Paulino e toda a equipe de colaboradores, fizemos uma linda cerimônia.