Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – O espetáculo A Noite das Tríbades foi escrita pelo suceso Per Olov Enquist, em 1975. Tido como um sucesso do teatro contemporâneo, a peça mostra o dramaturgo e escritor Strindberg de forma única: solitário, presunçoso, amedrontado, amoroso, contraditório e profundamente humano. Com direção de Malú Bazán, o espetáculo fica em temporada até 15 de dezembro, no Teatro Eva Herz. Além de Norival Rizzo, o elenco conta com os atores Clara Carvalho, Nicole Cordery e Daniel Volpi no elenco.
A Noite das Tríbades se passa em uma tarde de março de 1889, quando quatro pessoas se reúnem no Teatro Dagmar, um decadente espaçode Copenhague para ensaiar a peça A Mais Forte escrita por August Strindberg para sua primeira esposa, Siri Von Essen. Essas quatro pessoas são: o próprio Strindberg, Siri Von Essen, Marie Caroline David (amiga e suposta amante de Siri) e o ator dinamarquês Viggo Schiwe. Juntos e uma tensão constante, eles irão revelar relações, angústias e sonhos.
Siri e Strindberg estão se divorciando. Ele está na miséria, sem editor, marginalizado em seu país de origem (Suécia). Ele faz desesperados esforços para ver suas peças encenadas e logo tenta, com seus próprios meios, montar um Teatro Experimental Escandinavo em Copenhage.
Colocando sobre o cenário esses quatro personagens feridos, o dramaturgo Per Olov Enquist funde sua visão com a do seu protagonista real: a convivência humana está condenada ao fracasso.
A peça A Noite das Tríbades foi criada para a Mostra Strindberg realizada pelo SESC-SP em setembro de 2012. Depois participou do Repertório de Verão do Grupo TAPA, no primeiro semestre de 2013, no Viga Espaço Cênico.
Sobre o autor
Per Olov Enquist (Hjoggböle, Suécia, 1934). Novelista, dramaturgo e crítico literário sueco. Licenciado em Filosofia e Letras na Universidade de Uppsala, é considerado um dos escritores suecos contemporâneos mais importantes. Escritor analítico, intelectual e experimental, descreve contextos muito complexos de uma maneira essencial e pura. Agraciado com o Prêmio do Conselho Nórdico de Literatura em 1968, e indicado várias vezes ao prêmio Nobel.
Ficha Técnica:
Texto: Per Olov Enquist
Tradução: Carlos Rabelo
Colaboração: Clara Carvalho
Direção: Malú Bazán
Elenco: Clara Carvalho, Norival Rizzo, Nicole Cordery e Daniel Volpi
Figurinos: Rosane Muniz
Iluminação: Isadora Giuntini
Cenário: Flávio Tolezani
Artista Plástico convidado: Diego Dolph Johnson e Pedro Caldas
Cabelos e Maquiagem: Diego Durso
Coordenação de projeto: Eduardo Tolentino de Araujo
Produção Executiva: André Canto
Produção: Canto Produções em co-produção com o Grupo TAPA
TEATRO EVA HERZ
Livraria Cultura – Conjunto Nacional
Avenida Paulista, 2.073 – Bela Vista
Bilheteria: 3170-4059 / www.teatroevaherz.com.br
Formas de Pagamento: Dinheiro / Cartões de débito – Visa Electron e Redeshop / Cartões de crédito – Amex, Visa, Mastercard, Dinners e Hipecard. Não aceita cheque.
Vendas: www.ingresso.com e 4003-2330
Sábados às 18h | Domingos às 19h
Ingressos: R$ 50
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos
Gênero: comédia dramática
Estreia dia 09 de novembro
Curta Temporada: até 15 de dezembro