Núcleo de Criação Isso Não é um Grupo reestreia a primeira montagem brasileira de “Neva” no teatro Eva Herz

 

SÃO PAULO – Depois de temporadas de sucesso com ingressos esgotados e longas filas de espera no Centro Cultural São Paulo, Armazém XIX e Oficina Cultural Oswald de Andrade, o Núcleo de Criação Isso Não É Um Grupo reestreia NEVA, texto do premiado dramaturgo chileno Guillermo Calderón dia 28 de abril, domingo, 15 horas, no Teatro Eva Herz.

O projeto que foi contemplado pelo 3º Prêmio Zé Renato cria um jogo de tensão e humor para fazer uma reflexão crítica e sarcástica acerca do teatro e suas limitações ao tentar dar conta do drama privado da morte e, sobretudo, do drama público da violência política. Diego Moschkovich dirige o elenco formado por Ernani Sanchez, Flavia Melman e Michelle Gonçalves. A tradução do texto é de Celso Curi.

No inverno de 1905, em São Petesburgo, a atriz Olga Knipper, primeira atriz do Teatro de Arte de Moscou, fundado por Stanislavski, vive o luto da morte de seu marido, o dramaturgo Anton Tchekhov e recebe a ajuda dos atores Masha e Aleko para prosseguir o ensaio da peça O Jardim das Cerejeiras, último texto escrito pelo esposo. Eles aguardam a chegada dos ou tros atores da companhia na sala de um teatro, enquanto do lado de fora está acontecendo o Domingo Sangrento, massacre em que boa parte dos manifestantes foi cruelmente assassinada pela guarda do Czar. A montagem do Isso Não É Um Grupo articula realidade e ficção, história e momento atual em uma provocação sobre as possibilidades e o sentido de se fazer teatro nos tempos em que vivemos.

Para roteiro:
NEVA– Reestreia dia 28 de abril, domingo, às 15 horas, no Teatro Eva Herz– Conjunto Nacional / Avenida Paulista, 2073 / São Paulo / Tel 11 3170.4059. Ingresso– R$ 40,00 (inteira). Texto– Guillermo Calder&oacu te;n. Tradução– Celso Curi. Direção– Diego Moschkovich. Elenco– Ernani Sanchez, Flávia Melman e Michelle Gonçalves. Cenografia e Iluminação– Rafael Souza. Figurinos– Diogo Costa. Programação Visual– Pedro Meade. Fotos– Renato Mangolin. Coordenação de Produção– Núcleo Corpo Rastreado. Idealização– Isso Não É Um Grupo e Celso Curi. Duração– 80 minutos. Recomendado para maiores de 16 anos. Temporada– Domingos às 15 horas. Até 30 de junho.

Fotos: Renato Mangolin