SÃO PAULO – A partir de amanhã, terça-feira (17), o universo homoafetivo, questões como homofobia, desejo e necessidade de uniões estáveis, estigmas ao lidar com o HIV, são alguns dos temas de Eu Sei Exatamente Como Você se Sente, de Neil Bartlett, que o Núcleo Experimental apresenta em sua sede.

Solos como Onde está o amor?, É pra isso que servem os amigos, O que você vai fazer?, Improvável e O meu amor é forte assim apresentam depoimentos do próprio Barlett sobre o que é ser homossexual na sociedade contemporânea.

O relacionamento com os pais e (eventualmente) os filhos, a coragem de lutar pelos direitos dos LGBTTs são algumas das muitas das questões discutidas em cena.

 

“Essas obras, assim como muito do meu trabalho, estão particularmente preocupadas em transmitir ternura, dignidade, paixão e coragem. Ao enfatizar o simples ato de falar – falar em voz alta – elas nos fazem lembrar (eu espero) que essas qualidades ainda são – mesmo que a cultura vigente queira dizer o contrário – a base da nossa experiência comum nesta vida”, reflete o autor.

 

Na busca por uma encenação pautada pela simplicidade, os atores Fabio Redkowicz, Paulo Olyva, Pedro Silveira e Zé Henrique de Paula são acompanhados ao vivo pelo pianista Rafa Miranda e pelo violoncelista Felipe Parisi.

Sobre Neil Barlett

Em atividade desde o início dos anos 80, o britânico Neil Barlett tem se dedicado a combater o preconceito e a intolerância – especialmente a homofobia –, mas também a abraçar outros temas muito caros ao universo LGBTT, como o significado do amor homoerótico, a epidemia de AIDS iniciada nos anos 80 e o que significa ser soropositivo hoje em dia, a solidão nas grandes cidades, a cena e a noite gays. Nesses 40 anos de atividade, ele produziu uma série de pequenos solos para teatro, geralmente interpretados por ele mesmo.

Considerado um dos artistas mais prestigiados do teatro britânico a discutir a questão da homoafetividade, o dramaturgo, diretor e tradutor Neil Bartlett tem suas obras investigadas pelo Núcleo Experimental em Eu Sei Exatamente Como Você Se SenteO espetáculo estreia no dia 17 de abril, no Teatro do Núcleo Experimental, e segue em cartaz até 30 de maio, com sessões às terças e quartas-feiras, às 21h.

FICHA TÉCNICA

Textos: Neil Bartlett

Direção: Inês Aranha e Zé Henrique de Paula

Direção Musical: Rafa Miranda

Elenco: Fabio Redkowicz, Paulo Olyva, Pedro Silveira e Zé Henrique de Paula

Músicos: Rafa Miranda (piano) e Felipe Parisi (violoncelo)

Iluminação: Fran Barros

Cenografia e visagismo: Zé Henrique de Paula

Produção: Claudia Miranda

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

SERVIÇO

Eu sei exatamente como você se sente

Teatro do Núcleo Experimen0tal – Rua Barra Funda, 637 – Barra Funda

Temporada: de 17 de abril a 30 de maio

Às terças e quartas-feiras, às 21h

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)

Classificação: 14 anos

Duração: 70 minutos

Capacidade: 65 lugares

Informações: (11) 3259-0898