O Desaparecimento do Elefante : Haruki Murakami em cinco contos

Maurício Mellone, para o www.favodomellone.com.br – parceiro do Aplauso Brasil

Foto traz imagens do conto "Sono". Na história. uma dona de casa fica dias sem dormir por conta de um livro: ficção, realidade e família permeiam a narração.
No conto “Sono” uma dona de casa fica dias sem dormir por conta de um livro: ficção, realidade e família permeiam a narração.

SÃO PAULO – Montagem de Monique Gardenberg e Michele Matalon retrata o universo do escritor japonês Haruki Murakami em cinco contos. Com Caco Ciocler, Kiko Mascarenhas, Fernanda de Freitas e Maria Luisa Mendonça

Depois de duas temporadas de sucesso no Rio, O Desaparecimento do Elefante fica em cartaz no SESC Pinheiros somente até 05 de maio. A montagem é uma adaptação de Monique Gardenberg para cinco contos do livro The Elephant Vanishes do escritor japonês Haruki Murakami, considerado um dos principais expoentes da literatura mundial contemporânea.

Personagens do cotidiano que vivenciam as contradições e dificuldades do mundo moderno, que beiram ao surreal, são a base da obra de Murakami. Sob a direção Monique Gardenberg e Michele Matalon, o elenco — formado por André Frateschi, Caco Ciocler, Fernanda de Freitas, Kiko Mascarenhas, Maria Luisa Mendonça, Marjorie Estiano, Rafael Primot, Clarissa Kiste e Rodrigo Costa — dá vida a mais de trinta personagens dos cinco contos do escritor japonês.

Além de transpor a literatura para o palco, em O Desaparecimento do Elefante as diretoras dão continuidade à pesquisa de linguagem,

"O Pássaro de Cordas " é o primeiro conto da peça e conta a história de um desempregado que vive histórias estranhas.
“O Pássaro de Cordas ” é o primeiro conto da peça e conta a história de um desempregado que vive histórias estranhas.

iniciada com o sucesso de Os Sete Afluentes do Rio Ota, em que procuram aliar o cinema e o teatro. Desta vez esta fusão é obtida graças aos efeitos do cenário de Daniela Thomas e Camila Schmidt: imagens e pequenos filmes são projetados em superfícies translúcidas, o que completam a narrativa cênica.

A peça começa com o conto O Pássaro de Cordas em que um homem desempregado, vivido por Caco Ciocler, está em casa entretido com afazeres domésticos e recebe telefonemas; algumas vezes é a esposa autoritária (Maria Luisa Mendonça) e de outra é uma mulher (Marjorie Estiano) que tenta seduzi-lo. Ele sai à procura do gato de estimação que fugiu e encontra uma garota (Fernanda de Frietas), que o incita a refletir sobre sua vida.

Na sequência, em O Comunicado do Canguru, Kiko Mascarenhas é um funcionário de uma loja responsável por responder reclamações dos consumidores e se encanta com a escrita de um cliente. O terceiro conto, Sono, é o que mais me chamou a atenção: Maria Luisa Mendonça dá vida a uma dona de casa que não dorme há 17 dias, fato despercebido tanto pelo marido (André Frateschi) como pelo filho (Rodrigo Costa); ela durante a noite lê Ana Karenina, de Tolstói, e num determinado momento ficção e realidade se embaralham. Em O Segundo Ataque um casal com fome (Caco e Fernanda) assalta uma lanchonete em plena madrugada. Aqui muito de nonsense  e elementos de história em quadrinho. Por último, o conto que dá nome ao livro e à peça, O Desaparecimento do Elefante: um rapaz (Rafael Primot) obcecado com a história de um elefante que desapareceu sem deixar vestígios conta sua versão imaginativa para uma jornalista (Fernanda).

"O Comunicado do Canguru" é um conto divertido sobre um funcionário que se encanta pela reclamação de uma cliente
“O Comunicado do Canguru” é um conto sobre um funcionário que se encanta pela reclamação de uma cliente

Com personagens aparentemente normais e situações inusitadas, a peça envolve o espectador, justamente por tratar de temas tão próximos a todos nós, como a solidão e a dificuldade de lidar com a complexidade do mundo contemporâneo.

“Murakami tem uma percepção aguda da sociedade contemporânea. Parte sempre de cenas cotidianas, com personagens aparentemente comuns, para criar situações surreais, que beiram ao nonsense”, analisa a diretora Monique Gardenberg.

Além da direção precisa da dupla Monique e Michele e o elenco afinadíssimo em O Desaparecimento do Elefante, gostaria de destacar os figurinos de Claudia Kopke e a iluminação de Maneco Quinderé.

Roteiro:
O Desaparecimento do Elefante
. Texto: Haruki Murakami. Direção: Monique Gardenberg e Michele Matalon. Tradução: Sérgio Maciel. Adaptação e trilha sonora: Monique Gardenberg. Elenco: André Frateschi, Caco Ciocler, Clarissa Kiste, Fernanda de Freitas, Kiko Mascarenhas, Maria Luisa Mendonça, Marjorie Estiano, Rafael Primot e Rodrigo Costa. Cenografia: Daniela Thomas e Camila Schmidt. Figurino: Claudia Kopke. Iluminação: Maneco Quinderé. Visagismo: Juliana Mendes e Luiz de Luca. Imagens: Henrique Martins e Frederico Machuca. Fotos: André Gardenberg. Filmagem: Dudu Miranda e Grima Grimaldi. Produção: Gávea Filmes.

 

Serviço:
SESC Pinheiros, Teatro Paulo Autran (1010 lugares), Rua Paes Leme, 195 – Tel. 3095.9400. Horários: sexta às 21h, sábado às 20h e domingo às 18h. Ingressos: R$ 32, R$ 16 (usuário matriculado, a partir de 60 anos e estudantes com carteirinha), R$ 8 (trabalhador no comércio e serviços e dependentes). Bilheteria: terça a sexta, das 10h às 21h30, sábados, das 10h às 21h, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Aceita cheque e cartões de crédito e débito. Estacionamento com manobrista R$ 6. Duração: 135 minutos. Classificação: 12 anos. Temporada: até 05 de maio

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

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