O espetáculo internacional Sonata de Otoño traz o cineasta Ingmar Bergman para o palco

 Da Redação do Festival de Teatro de Curitiba

CURITIBA – Em 1978, Ingmar Bergman levava às telas Sonata de Outono, drama intimista e complexo que expunha um delicado acerto de contas entre mãe e filha afastadas há anos. As duas eram vividas, respectivamente, por Ingrid Bergman, em sua última atuação no cinema, e Liv Ullmann, a atriz favorita do diretor. Desde então, o roteiro, indicado ao Oscar, tem ganhado diversas versões para os palcos em todo mundo. Daniel Veronese, um dos mais celebrados dramaturgos e diretores argentinos contemporâneos, imprime sua marca com esta montagem.

 Para adaptar o texto de Bergman, ele buscou uma montagem impactante que ganha força graças ao trabalho de seus três atores em cena. “Sonata de Otoño”, que tem percorrido a América do Sul, é um dos destaques internacionais da Mostra do Festival de Curitiba deste ano.

De acordo com Veronese, a principal motivação em adaptar o texto de Bergman foi o conteúdo da obra e a força das personagens, o que exige um grande envolvimento dos atores. “É uma obra emblemática. Para a montagem, pensei em atrizes que já tinha em mente e na encenação como um todo”, diz ele.

Para dar vida aos profundos sentimentos que envolvem a relação de Charlotte, uma famosa pianista que decide visitar a filha, Eva, anos depois de sete anos sem contato, Veronese elegeu uma dupla de atrizes que tem arrancado elogios por onde a peça passa. Laureada na Argentina, Cristina Benegas é a mãe que volta para perto da filha, vivida por María Onetto – do aclamado filme Rompecabezas (ou Puzzle, título em inglês) – e reascende uma série de ressentimentos guardados ao longo de seus 40 anos. Completa o elenco o ator Luis Ziembrowski no papel de Viktor, marido de Eva, e Natacha Cordova, como Helena, a neta cadeirante.

Segundo o diretor, um dos principais destaques do espetáculo é o trabalho dos atores, marcado por muita personalidade e entrega. Veronese também imprime na montagem suas marcas pessoais. “Como sempre ocorre com meus trabalhos, busquei sugerir mais do que explicitar, de modo que o público veja os acontecimentos como se estivesse observado algo que não deveria estar sendo exposto”, revela.

Com a ação passada em apenas um ambiente e sem troca de luz, Veronese dissimula, com sua encenação, as transições e a passagem do tempo em cena. “Mas não há nada subtraído. Há emoções que se alternam até lugares difíceis de suportar, mas sempre dentro da energia teatral dominada com perfeição pelos três atores”, confessa.

Nas apresentações na Mostra do Festival de Curitiba, Sonata de Otoño será encenada em espanhol, com legendas simultâneas em português.

SONATA DE OTOÑO

FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA – MOSTRA 2014
Guairinha
Dias 31 de março e 1º de abril – 21h
www.festivaldecuritiba.com.br

 

Ficha técnica:
Sonata de Otoño (Buenos Aires/ARG)
Autor: Ingmar Bergma
Adaptação: Daniel Verones
Tradução: Martín Morgenfel
Direção: Daniel Verones
Elenco: Cristina Banegas. María Onetto, Luis Ziembrowski, Natacha Cordova
Assitente de direção: Gonzalo MartinezCenário: Diogo Siliano
Iluminação: Marcelo Cuervo
Figurino: Laura Singh
Direção musical: Violeta H. de Gainza
Produção executiva: Alberto Lopez
Coordenação de produção: Romina Chepe
Produção geral: Sebastián Blutrach
Duração: 90 minutosa

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

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