O espetáculo Noturno Cadeirante comemora dez anos de existência

Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com.br)

"Noturno Cadeirante"
“Noturno Cadeirante”

SÃO PAULO – A montagem Noturno Cadeirante, da Oficina dos Menestréis, será encenada em São Paulo nos dias 06 e 07/07, 03 e 04/08) e em Guarulhos (13/07), Mogi das Cruzes (20/07) e Suzano (27/07).  Nas cidades de Guarulhos e Mogi das Cruzes, além das apresentações, haverá workshops gratuitos. A direção é de Deto Montenegro.

Noturno Cadeirante foi pensado para solidificar o objetivo de inclusão através da arte e assim adaptar o Teatro musical realizado pela Oficina dos Menestréis a um grupo de cadeirantes. O espetáculo segue a mesma linha de Noturno– escrito e dirigido pelo irmão de Deto, o cantor e compositor Oswaldo Montenegro.

Segundo Deto Montenegro, Noturno Cadeirante tem no elenco 20 atores que impressionam o público com seu talento e agilidade, inclusive no escuro da noite.

¨Eu acredito, mesmo, que é possível o cadeirante, o cego fazer um espetáculo como outra pessoa qualquer. Some isso a um celeiro de pessoas muito talentosas que temos aqui e está aí o resultado. Costuro esses talentos, esses momentos e não deixo transparecer nada que não seja a arte. Aqui eu procuro uma resposta artística e não terapêutica¨, diz Montenegro.

O  espetáculo apresenta, através de diversos esquetes, aspectos da noite paulistana. Há um revezamento cênico cinematográfico no qual os 20 menestréis executam coreografias e cenas que retratam  os mistérios da vida noturna.O elenco é composto por músicos, bailarinos, atores e cantores.

"Noturno Cadeirante"
“Noturno Cadeirante”

A Oficina dos Menestréis tem no seu repertório espetáculos realizados por pessoas com deficiência física e visual (Projeto Mix Menestréis, jovens carentes (Projeto Juntos),pessoas da terceira idade (Projeto Maturidade) e pessoas com Síndrome de Down (Projeto UP).

Sobre A Oficina dos Menestréis

Em 1981, o cantor e compositor Oswaldo Montenegro passou a trabalhar com um novo método para dirigir seu elenco de atores, cantores e bailarinos, a fim de atingir maior agilidade, maior noção de conjunto e atenção redobrada dos atores. Desta maneira, ele criou alguns exercícios baseados no método do reflexo e atenção para o treinamento de seus elencos.

Deto Montenegro, irmão e ator de suas peças, desenvolve e adapta para profissionais de todas as áreas este treinamento artístico. Em 1986, montou a sua primeira turma de Teatro Musical no Rio de Janeiro. Em 1991, em São Paulo, com a Companhia Oswaldo Montenegro, cria a sua primeira turma na cidade, que resultou no musical Noturno.

Em 1993, Deto Montenegro, ao lado do ator Marco André Brandão de Magalhães, o Candé, cria a Oficina dos Menestréis, que tem o teatro musical como linguagem original e vocabulário próprio.

 

 

FICHA TÉCNICA

Texto: Oswaldo Montenegro

Direção: Deto Montenegro

Músicas: Oswaldo Montenegro

Elenco: Tabata Contri, Billy Saga, Julie Nakayama e outros.

Serviço:

Noturno Cadeirante

Dias 06 e 07 de julho e 03 e 04 de agosto, sábados às 21h e domingos às 20h.

Teatro Dias Gomes

Endereço: Domingos de Morais, 348, Vila Mariana. Estação Ana Rosa do Metrô

Telefone: 5575-7472

Ingressos: R$ 60,00, R$ 30,00 (meia) e 25,00 promocional com a carteirinha da Of. dos Menestréis

www.oficinadosmenestreis.com.br

GUARULHOS – Dia 13 de julho, às 20h

Teatro Adamastor Pimenta

Endereço: Estrada do Caminho Velho, 333, Guarulhos

Telefone: 6459-1813

Ingressos: gratuitos – distribuição na bilheteria do teatro, 1h antes do espetáculo

Reservas pelo email: inscricao_reserva@oficinadosmenestreis.com.br

*Workshop do método de treinamento da Oficina dos Menestréis – dia 21/07 – das 11h às 14h no mesmo teatro. Inscrições pelo email: inscricao_reserva@oficinadosmenestreis.com.br (gratuito)

MOGI DAS CRUZES – Dia 20 de Julho, às 20h

Teatro Municipal de Mogi das Cruzes,

Endereço: R. Dr. Correa, 517

Telefone: 4798-1747

Ingressos: gratuitos – distribuição na bilheteria do teatro, 1h antes do espetáculo

Reservas pelo email: inscricao_reserva@oficinadosmenestreis.com.br

*Workshop do método de treinamento da Oficina dos Menestréis – dia 21/07 – das 11h às 14h no mesmo teatro. Inscrições pelo email:  inscricao_reserva@oficinadosmenestreis.com.br (gratuito).

 SUZANO – Dia 27 de Julho, às 20h
Teatro Municipal Armando de Re
Endereço: Rua General Francisco Glicerio, 1354 – Centro, Suzano
Telefone: (11)4759-1801

Ingressos: gratuitos – distribuição na bilheteria do teatro, 1h antes do espetáculo

Reservas pelo email: inscricao_reserva@oficinadosmenestreis.com.br

*Não haverá workshop.

Classificação: 10 anos

Duração: 60 minutos

OBS: workshop, 40 vagas, sendo que 15 delas serão destinadas a pessoas com deficiência, idade mínima 15 anos.

 

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*