
Artistas brasileiros tem ainda fresco na memória os terrores da censura da Ditadura Militar e sabe bem quão difícil se trorna a expressão com os rigores de uma política autoritária em que prepondera o cerceamento da liberdade de expressão. Pode-se sentir isso em dois planos com a Mehr Theatre Group, de Teerã (Irã) : no debate relizado ontem e no espetáculo Where Were You on January 8th? (que será apresentada no SESC Belenzinho nas proximas quarta (13) e quinta-feira (14), no SESC Belenzinhio em São Paulo.
Uma das atrizes da companhia comentou sobre os procedimentos tomados pela censura iraniana para decidir sobre os assuntos que podem ou não serem discutidos livremente.“O Centro de Artes Dramáticas recebe os textos para serem autorizados tanto pelo conteudo como pelo qualidade do mesmo”.
Já a respeito da auto – censura, inerente aos próprios produtores dos espetáculos, “há um auto- policiamento quanto ao conteúdo. Todos sabemos o que se pode falar E, para falarmos do que não se pode, usamos outros caminhos, por exemplo, quando se trata de alguma palavra proibida modificamos para algo engraçado e diferente”.

.