Edson Júnior, especial para o Aplauso Brasil (Edson@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – As vozes femininas de Chico Buarque ganham a cena em Palavra de Mulher, um recorte preciso do universo feminino na obra do principal compositor da música popular brasileira, em cartaz no teatro Cleyde Yáconis até 23 de outubro.
Inicialmente concebido para Virgínia Rosa, o espetáculo conta agora com a participação de Tânia Alves e Lucinha Lins que, em atuações teatrais, interpretam canções compostas para personagens femininas no teatro, cinema e balé.
O show segue um roteiro muito mais emocional e afetivo que uma sequência cronológica da criação do compositor, o que faz com que o espetáculo tenha maiores possibilidades de tocar o coração e a inteligência do público.
A plateia interage, canta, sussurra baixinho e aplaude o tempo todo personagens como a vingativa Joana de Gota D’Água, eternizada por Bibi Ferreira; a sonhadora Terezinha, a desequilibrada Lúcia e a cafetina Vitória, do musical Ópera do Malandro – espetáculo cuja ultima montagem carioca teve o registro de suas canções pelo bem-casado da música popular brasileira, a gravadora Biscoito Fino.
Com direção e cenografia de Fernando Cardoso e condução do maestro Ogair Junior, a palavra de Buarque ganha plasticidade e tudo transpira o que há de mais humano e visceral, pois Chico é um compositor de quem vive a vida sem rede de proteção.

Assim, romances, casos desfeitos, desejo, traições, ansiedades, esperanças, fantasias e saudades se alinhavam e se misturam sob a luz sofisticada de Wagner Freire.
Quem quiser entender um pouco mais o universo feminino, venha se emocionar ouvindo suas palavras, ainda há tempo e lugares.