O que você acha do resultado do APCA 2011?

Redação do Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

"Luiz Antonio - Gabriela" - foto de Bob Sousa

SÃO PAULO – O Sindicato dos Jornalistas, sediado no centro da capital paulistana, recebeu os críticos afiliados à Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) para a votação em vários setores artísticos da cidade que se destacaram em 2011. Nem sempre essas votações refletem o gosto do público e nem de toda a crítica, mas essa é a benesse do regime democrático.

Os profissionais de teatro que se destacaram, pela votação de Afonso Gentil, Evaristo Martins de Azevedo, Jefferson del Rios, Luiz Fernando Ramos, Mauro Fernando, Maria Lúcia Candeias, Michel Fernandes, Vinício Angelici, Valmir Santos e Edgar Olímpio de Souza foram:

Grande Prêmio da Crítica: Daniela Thomas, pelo conjunto da obra nas áreas de direção de arte, cenografia e figurino

Espetáculo: Luis Antonio – Gabriela (Cia. Mungunzá)

Diretor: Leonardo Moreira (por O Jardim)

Autor: Rudifran Pompeu (por Marulho: o Caminho do Rio)

Ator: Joca Andreazza (por A Bilha Quebrada e A Ilusão Cômica)

Atriz: Lavínia Pannunzio (por A Bilha Quebrada, A Ilusão Cômica e A Serpente no Jardim)

Prêmio Especial: Dez anos de história do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, referência de políticas públicas para a cultura no Brasil

Na área de dança, cujos votantes foram Ana Teixeira, Christine Greiner, Helena Katz e Renata Xavier, os premiados foram:

Concepção em Dança: Adriana Banana, por Desenquadrando Euclides e Necessário a Posteriori

Intérprete criador em Dança: Eliana de Santana, por …e das outras doçuras de deus

Ação política em Dança: Sandro Borelli

Percurso em Dança: Angel Vianna

Formação, Difusão, Produção e Criação em Dança: Núcleo do Dirceu

Grande Prêmio da Crítica: Ballet Stagium – 40 anos

Veja aqui OS MELHORES DA APCA EM 2011. E você, o que você acha do resultado do APCA 2011?

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.