O que você tem a dizer sobre o blog de poesias de Maria Bethânia?

Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)

Show de Maria Bethânia no Caneção.Foto de Álvaro Riveros

Antes de abrir esse Diálogo Com o Leitor, que provavelmente gerará opiniões bastante polêmicas, é preciso que se compreenda que, com base na Lei Rouanet, à qual foi aprovado a captação de R$ 1,3 milhões para a criação de um blog em que a intérprete Maria Bethânia postará vídeos em que declamará poesias, o projeto seguiu regiamente uma lei por si mesma deficitária injusta.

Concordo com aqueles, inclusive os da classe artística, que pasmaram com a notícia, sobretudo pelo montante pedido por Bethânia como cachê para a execução de um projeto que, pareceu-me, louvável por sua proposta altruísta. Tampouco desmereço o aquilatado talento da “abelha rainha” da MPB em interpretar poesias, ou de Andrucha Waddington, cineasta responsável pelas filmagens, mas a questão é, mais do que  nunca, a urgência em  se pensar numa alternativa à Lei que permite ao departamento de marketing decidir qual artista é mais interessante apoiar financeiramente, ou seja, aquele que dará maior projeção midiática que valha o investimento da empresa.

E você, o que tem a dizer sobre a polêmica em torno do blog de poesias de Maria Bethânia?

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.