Afonso Gentil, especial para o Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

O velho estigma que sempre perseguiu o teatro musical como mero, senão vulgar, entretenimento, fulminado sem dó como antítese de arte, cai por terra diante da monumentalidade de uma montagem como esta em cartaz no Teatro Alfa, O Rei e Eu, que tem desafiado a crítica na reciclagem de superlativos usualmente recorridos diante da excepcionalidade.
De perene carreira mundial desde o distante ano de 1951, quando lançado na Broadway, com Yul Brynner e Gertrude Lawrence, este musical dramático (mas, bem humorado) foca um rei – Mongkut – bom, inteligente e fascinado por ciência e tecnologia, em dificuldades por acusação de práticas escravagistas (seculares) no relacionamento com o seu povo. Mas, lá no seu distante Sião (hoje, Tailândia), no anseio de ensinar aos seus inúmeros filhos as práticas educacionais e etiquetas de convívio em sociedade, o Rei contrata professora inglesa para esse serviço. Isso, no fim do século 19, a partir de uma fantasiosa (porém, deliciosamente crítica) autobiografia de Anna Leoowens (a professora), que até hoje não é bem encarada pelas autoridades tailandesas.
E aqui, um nome precisa ser devidamente valorizado:
o do produtor e diretor Jorge Takla, um raro caso de homem culto, inteligente, de bom gosto…e rico!

Takla, de formação artística que remonta ao lendário Bob Wilson (1973), tendo como característica artística a ousadia e, como produtor, o desapego ao lucro, produziu espetáculos do experimentalismo aos musicais da Broadway (A Chorus Line e Cabaret), tornando-se responsável pelo boom de intérpretes-cantores-dançarinos que hoje povoam em alto nível de especialização os palcos brasileiros.
A ideia de colocar Tuca Andrada como o Rei resultou acertadíssima, pela contagiante sinceridade com que esse excelente ator impregna toda a sua atuação, bem acompanhado por uma Claudia Netto, de simpatia e autoridade necessárias para a sedução do publico por Anna. O elenco secundário esmera-se em perfeccionismo, enquanto a garotada encarrega-se do alarido que se espera de mais de 20 crianças juntas. Ponto, sempre, para Takla e sua diretora associada e coreógrafa, Tânia Nardini
O monumental – insistimos no termo – espetáculo de Takla tem coadjuvantes “de luxo”: Fábio Namatame (figurinos), Duda Arruk (cenários), Ney Bonfante (luz), maestro Jamil Maluf/ Vânia Pajares (direção musical e regência) e Cláudio Botelho (tradução das letras), lembrando que o musical é da mítica dupla Rogers & Hammerstein, reis absolutos dos musicais norte-americanos, por décadas.
Terminando: um ponto alto – ou o mais alto – como concepção e execução é o da “encenação” de A Cabana de Pai Tomás, de ritmo vertiginoso, de fazer a platéia perder o fôlego!
FICHA TÉCNICA
Música Richard Rodgers
Letras Oscar Hammerstein II
Baseado no romance Anna e o Rei do Sião de Margaret Landon
Direção Musical JAMIL MALUF
Direção Geral Jorge TaklA
Design de Figurinos Fábio Namatame
Design de Cenários Duda ArRuk
Design de Luz NEY BONFANTE
Design de Som FERNANDO FORTES
Visagismo DUDA MOLINOS
Coreografia Tânia Nardini (Baseada na coreografia original de Jerome Robbins)
Direção de Arte Juliano Seganti
Marketing CARLA SAGRETTI
Company Manager CRIS FRAGA
Direção de Produção Noêmia Duarte e PATRÍCIA PIRES
Regência Vânia Pajares
Direção Associada TÂNIA NARDINI
Versão Brasileira ClAudio Botelho
ELENCO
Rei TUCA ANDRADA
Anna Leonowens CLAUDIA NETTO
Lady Thiang LUCIANA BUENO
Kralahome LUCIANO ANDREY
Tuptim BIANCA TADINI / DANIELA VEGA
Lun Tha MAURO SOUSA / UBIRACY BRASIL
Intérprete ADALBERTO HALVEZ
Capitão Orton GUSTAVO LASSEN
Sir Edward Ramsay FÁBIO BARRETO
Phra Alack NEWTON SAIKI
Louis Leonowens DANIEL PAULIN / RENAN CUISSE
Príncipe Chulalongkorn JULIO OLIVEIRA
Ensemble:
ALESSANDRA VERTAMATTI, ALEXANDRA MANÓLIO, BIA CAMARA, CINTIA TOMA KAWAHARA, DANIEL CALDINI, DRIKA TORRES, ERICA HIJO, FELIPE SACON, GABRIEL CONRAD, GISELE GONÇALVES, GUILHERME PEREIRA, JULIA DUARTE, KÁTIA GALASSO, LÍVIA DELGADO, LIZA MATSUDA, MARIANA ROSINSKI, MILENA LOPES, PAULA MIESSA, PRISCILA SANCHES, RAQUEL HIGA, RENATO PIGNATARI, ROBERTO MARQUES, RODRIGO VICENTE, TATIANA TOYOTA
Príncipes e princesas:
BRYAN GOTO, CAROLINE FALSI, EVELLYN MARCONDES, GABRIELA CAMISOTTI, GIULIA MOREIRA, ISABEL LIMA, ISABELA MOREIRA, ISABELA RANGEL, IZABELY TOMAZI, JOÃO VICTOR PEREIRA, JULIANE OLIVEIRA, JULIE KEI, KAROLLYNI PRATES, LARISSA LATORRE, LARISSA MURAI, LETÍCIA DOS SANTOS CARMO, MARCELO HIROAKI, MARIANA MARTINS, MATHEUS BRAGA, NAOKI KOGA, NAOKI TAKEDA, NICHOLAS TORRES, RAQUEL ROCHA, RICK CUISSE, THAYNARA BERGAMIN, THOMAZ COSTA, VICTOR BIANCHINI
O Rei e Eu
Local: Teatro Alfa
Endereço: Rua Bento Branco de Andrade Filho, nº 722, Santo Amaro
Temporada: 27 de fevereiro a 08 de agosto.
Dias e Horários: quinta, 21h | sextas, 21h30 | sábados, 17h e 21h | domingos, 16h e 20h.
Duração: 2h30 com 15 minutos de intervalo.
Capacidade: 1100 lugares. Classificação: livre.
Estacionamento: O teatro não possui estacionamento próprio
Assentos: O teatro conta com 16 assentos para deficientes físicos e 11 para pessoas obesas.
Site Oficial: www.oreieeu.com.br
Ingressos: Bilheteria do Teatro: 11 5693-4000 e 0300 789-3377 ou www.ingressorapido.com.br.
Veja uma galeria de fotos do musical O Rei e Eu
Preço único das sessões de quintas-feiras: R$ 60
Preços – Sexta-feira: SETOR VIP: R$170,00 | SETOR I: R$150 | SETOR II: R$ 80 | SETOR III: R$60
Preços – Sábado, 17h e 21h; Domingo, 16h: SETOR VIP: R$ 185 | SETOR I: R$ 175 | SETOR II: R$ 100 | SETOR III: R$ 70.
Preços – Domingo, 20h: SETOR VIP: R$150 | SETOR I: R$ 130 | SETOR II: R$ 70 | SETOR III: R$ 40
Venda a grupos:
Pelo telefone: 11 3437-5308 ou e-mail: grupos@takla.com.br
As vendas para grupos serão efetuadas somente para as sessões às sextas, sábados e domingos, a partir de 4 de março.