On-line e gratuito: Peça infantil traz discute alimentação saudável

 

EM REDE – O Circuito Cultural da Cidadania é uma plataforma educativa desenvolvida através da linguagem teatral que, a cada edição, propõe diferentes abordagens buscando o diálogo com o público infantojuvenil. Este ano, em sua 4ª edição, devido às configurações da pandemia, o CCC disponibiliza, a partir do dia 19 de dezembro, seu espetáculo teatral na internet, totalmente gratuito.  

 

Além disso, a peça, que em 2021 volta aos palcos, para manter a interatividade com os alunos, levanta pontos importantes sobre a alimentação infantil, como o desenvolvimento de uma rotina alimentar em casa; a construção de uma pirâmide alimentar; a importância da tranquilidade e o foco na alimentação durante as refeições; a importância de se conhecer o Guia Alimentar para a População Brasileira e tê-lo como fonte de consulta; a qualidade do sono; a prática de atividades físicas para um desenvolvimento saudável, entre outros.

Simultaneamente, o projeto objetiva ressaltar a importância da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente através de práticas saudáveis, transversalizando o tema de consumo consciente e sustentabilidade através de um paralelo com a alimentação equilibrada.

O Circuito Cultural da Cidadania é uma grande oportunidade de possibilitar, também, aos jovens e crianças de camadas menos favorecidas da sociedade, o contato com o teatro infantil, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento emocional e cognitivo do público alvo, estimulando a criatividade, a capacidade crítica, o raciocínio e a aquisição de autonomia.

 

Inicialmente, o projeto seria todo presencial, apresentado nas escolas da rede pública do município, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). Devido à pandemia, os planos do projeto foram revistos. Parte dele, então, a ser realizado em 2020, foi convertido em digital e foi disponibilizado aos canais digitais da SME para fins de entretenimento familiar e conteúdo pedagógico. Em 2021, estão previstas 20 apresentações presenciais em escolas públicas de diversos bairros da cidade.

 

Utilizando a ciência como principal ferramenta de ensino e valendo-se de recursos cênicos, interatividade e inovação, a peça será encenada pelos cientistas malucos da MadScience, empresa canadense com sede em São Paulo, que há 30 anos trabalha com entretenimento educativo, onde crianças aprendem brincando.

 

Ficha Técnica

Concepçāo, Realização e Produçāo: Kommitment Produções

Direçāo Artística: Mad Science Brasil

Atores: Fabiana Ferrari e Marcus Vinícius Máximo

Cenografia e Design Gráfico: Luiz Henrique Sá e Ianara Elisa

Cenotécnico: Andre Salles

Sonorizaçāo: Rossini Maltoni
Iluminação e Direçāo Técnica: Boy Jorge

Diretor de Palco: Jayro Botelho

Contrarregra: Elias Fernando

Fotografia, registro videográfico e ediçāo: Humberto Teski e equipe

Assessoria de imprensa, sítio de internet e redes sociais: Duetto Comunicação

Coordenação administrativo-financeira e prestação de contas: Kommitment Produções

Contador: M Tavares

Esterilizaçāo e Sanitizaçāo: Steri Doctor

 

 

 

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!