Os Suburbanos invadem o palco do Teatro das Artes

Michel Fernandes, especial para o Último Segundo (michelfernandes@superig.com.br)

Em seis esquetes, comédia retrata indivíduos e situações do subúrbio
Em seis esquetes, comédia retrata indivíduos e situações do subúrbio

Um retrato “esgarçado” – já que objetiva o cômico, segundo Rodrigo Sant’Anna – do indivíduo que vive na periferia do Rio de Janeiro e as situações divertidas pelas quais ele passa, são o mote dos esquetes que compõem a peça Os Suburbanos, escrita e dirigida por Rodrigo Sant’Anna, cuja estreia paulistana será nesta sexta-feira (8), 21h30, no Teatro das Artes, 3º Piso do Shopping Eldorado.

Em seis esquetes, que fazem uso da linguagem e0 maneirismos daqueles que vivem no subúrbio, situações como a espera pelo ônibus no ponto, a disputa conjugal dentro do pagode, a procura pela praia mais freqüentada pelos artistas, a obsessão pela higiene de uma mulher que vai com o marido num motel barato, são alguns temas abordados no espetáculo.

<i>Os Suburbanos</i>, de Rodrigo Sant'Anna
Os Suburbanos, de Rodrigo Sant'Anna

Para Rodrigo Sant’Anna, “apesar de ser um espetáculo bastante regional, sobre o subúrbio do Rio de Janeiro, os bairros periféricos tem uma unidade em qualquer lugar”, pelo menos essa é sua conclusão tirada devido às apresentações em diversas localidades cariocas e, também, no interior de São Paulo.

Nascido e criado no Morro do Macaco, comunidade (chamada favela em São Paulo) carioca e, posteriormente no bairro suburbano, Quintino Bocaiúva, Rodrigo, que hoje interpreta o personagem Dodô da Turma do Didi, diz que “a peculiaridade de nosso espetáculo é retratar a periferia (o que o diferencia do gênero Teatro Besteirol do qual é herdeiro assumido). O publico aponta isso como diferencial”.

Os Suburbanos – Estreia dia 8 de janeiro de 2010, sexta-feira às 21h30 no Teatro das ArtesTexto e direção: Rodrigo Sant´Anna. Elenco: Rodrigo Sant´Anna, Thalita Carauta e Isabelle Marques. Figurino: Rodrigo Sant´Anna. Iluminação: Paulo Roberto Assunção. Cenografia: Daniel Fonseca. Duração: 80 minutos. Ingressos: R$ 50,00 (sextas) e R$ 60,00 (sábados e domingos). Indicação etária: 14 anos. Temporada: sextas e sábados às 21h30 e domingo às 19h30. Até 07 de fevereiro de 2010.

Teatro das Artes (Shopping Eldorado – 3º piso) – Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros. Tel: (11) 3034-0075. Capacidade: 743 lugares. Horário de funcionamento da bilheteria: terça a domingo a partir das 14h às 20h. Aceita os cartões: Visa, Máster e Diners. Possui acesso para deficientes e ar condicionado.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.